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ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-8430-8407
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A literatura e a formação de sentido pessoal para alunos nos anos iniciais do ensino fundamental
Título (s) alternativo (s): Literature and the formation of personal meaning for students in the early years of elementary school
Autor: Prudente, Caroline Reis Costa
Primer orientador: Pessoa, Camila Turati
Primer miembro de la banca: Leonardo, Nilza Sanches Tessaro
Segundo miembro de la banca: Silva, Fernanda Duarte Araújo
Resumen: Nesta dissertação, propomo-nos a investigar como a literatura pode contribuir com a formação de sentidos pessoais para as crianças ingressantes no Ensino Fundamental, em processo de alfabetização. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, estruturada a partir do método de investigação da Psicologia Histórico-Cultural, da sua concepção sobre formação e o desenvolvimento da consciência e da personalidade humana. Procuramos analisar, por meio dessa referência teórica, o sentido que o aluno atribui às atividades de estudo; aqui, especificamente nas apropriações que realiza por meio das atividades literárias praticadas na Educação Escolar, por meio da mediação pedagógica do trabalho docente. Assim, neste trabalho defendemos um ensino de literatura promotor de desenvolvimento humano, no qual as ações de estudo tenham sentido pessoal para o aluno, e correspondam aos motivos e significados sociais. Dessa forma, acreditamos em uma aprendizagem escolar que ofereça condições adequadas para o ensino da leitura literária e favoreça o processo de aprendizagem da linguagem escrita, de acordo com a sua função social e as condições reais de vida das crianças. E, ainda, de maneira que a escrita faça sentido para a criança, a fim de que ela consiga fazer uso dela socialmente, expressando suas opiniões, desejos e sentimentos. Identificamos a literatura como alimento para alfabetização, e sintetizamos que ela é criação humana, a qual se manifesta historicamente por meio da linguagem escrita ou das ilustrações. Ressaltamos que para que as atividades tenham sentido pessoal para o educando, as aprendizagens devem ser conscientizadas, sendo que é preciso um planejamento intencional, com significado social. Evidenciamos a transição para o Ensino Fundamental, como um momento que envolve preparação psíquica das crianças, na intenção de compreender, enquanto docente, que é uma mudança na situação social e pessoal do estudante. Consideramos os pressupostos vigotskianos da literatura como expressão da arte e ressaltamos a importância da arte no ensino das crianças desde pequenas. Portanto, reconhecemos o trabalho a partir da literatura como possibilidade de abertura às maravilhas do mundo e não a partir de textos vazios desprovidos de encanto, centrados no código pelo código, baseados em famílias silábicas que não se constituem como signos, sem significados.
Abstract: In this dissertation, we propose to investigate how literature can contribute to the formation of personal meanings for children entering Elementary School, in the literacy process. A bibliographical research was carried out, structured from the investigation method of Historical-Cultural Psychology, from its conception about formation and the development of the conscience and of the human personality, trying to analyze, through this theoretical reference, the meaning that the student attributes to the study activities; here, specifically in the appropriations carried out through literary activities carried out in School Education, through the pedagogical mediation of teaching work. Thus, in this work we defend a teaching of literature that promotes human development, in which the study actions have a personal meaning for the student, that correspond to the motives and social meanings, guaranteeing a school learning that offers adequate conditions for the teaching of literary reading, favoring the process of learning written language, in accordance with its social function and the real living conditions of the children. So that writing makes sense to the child, so that he can use it socially, expressing his opinions, desires and feelings. We identify literature as food for literacy, and we summarize that it is a human creation, which is historically manifested through written language or illustrations. We emphasize that for the activities to have a personal meaning for the student, learning must be made aware, and intentional planning is necessary, with social meaning. We evidenced the transition to Elementary School, as a moment that involves the psychic preparation of the children, with the intention of understanding, as a teacher, that it is a change in the social and personal situation of the student. We consider the Vigotiskian assumptions of literature as an expression of art and emphasize the importance of art in teaching children from an early age. Therefore, we recognize the work from literature as a possibility of opening to the wonders of the world and not from empty texts devoid of charm, centered on the code for the sake of the code, based on syllabic families that are not constituted as signs, without meanings.
Palabras clave: Sentido pessoal
Personal sense
Literatura
Psicologia histórico-cultural
Alfabetização
Atividade de estudo
Literature
Cultural-historical psychology
Literacy
Study activity
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Tema: Educação
Literatura (Ensino fundamental)
Estratégias de aprendizagem
Educação - Desenvolvimento pessoal
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: PRUDENTE, Caroline Reis Costa. A literatura e a formação de sentido pessoal para alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia,2023. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8054.
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8054
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38163
Fecha de defensa: 26-mar-2023
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

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