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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38135
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-8706-0254 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Formação inventiva de professores com tecnologias digitais da informação e comunicação no contexto do programa residência pedagógica |
Título (s) alternativo (s): | Inventive training of teachers with digital information and communication technologies in the context of the pedagogical residency program |
Autor: | Freitas, Gabriel Araújo |
Primer orientador: | Souza Junior, Arlindo José de |
Primer miembro de la banca: | Marin, Douglas |
Segundo miembro de la banca: | Alves, Deive Barbosa |
Resumen: | Ao problematizarmos, em nossa pesquisa, quais são os limites e as possibilidades do trabalho educativo com TDIC na Formação Inventiva de futuros professores de Matemática de uma Universidade Pública, que ocorreram via ações e experiências de aprendizagem colaborativa, em que foram debatidos e, posteriormente, socializados em apresentações em eventos/congressos científicos, os residentes pedagógicos produziram propostas educacionais de Matemática, utilizando alguns recursos tecnológicos: a robótica, vídeos, entre outros. Tais problematizações ocorreram em três escolas públicas estaduais do município de Quirinópolis. As produções e as experiências foram analisadas e apresentam características da pesquisa cartográfica. Assim, buscou-se analisar se houve experiências de aprendizagem inventiva, à luz da perspectiva da invenção, que, por sua vez, manifestam-se em trabalhos voltados à aprendizagem inventiva, à formação inventiva de professores e à educação matemática inventiva. Nesse contexto, nossas experiências foram divididas e analisadas em três rizomas: no primeiro, buscamos analisar o rizoma do decalque do imaginário do robô seguidor de linha para ensinar matemática; no segundo, foram analisadas o rizoma das ações dos residentes; e posteriormente, analisamos o rizoma dos professores preceptores. Diante das nossas análises, foi possível identificarmos que os residentes pedagógicos utilizaram os dispositivos robóticos para a invenção de problemas, invenção de mundo e, consequentemente, para a invenção de si. Os residentes pedagógicos utilizaram-se dos seus saberes matemáticos para produzirem subjetividades e, concomitantemente, experienciaram uma autoformação-inventiva. como fruto dessas ações, organizamos um e-book que será nosso produto educacional, intitulado “Educação Matemática Inventiva: propostas para a sala de aula”, o qual contém seis propostas de aprendizagem que se utilizam da robótica na perspectiva da Educação Matemática Inventiva. |
Abstract: | When we problematize, in our research, what are the limits and possibilities of educational work with TDIC in the Inventive Training of future Mathematics teachers at a Public University, which occurred via collaborative learning actions and experiences, in which they were debated and, subsequently, socialized in presentations at scientific events/conferences, the pedagogical residents produced educational proposals in Mathematics, using some technological resources: robotics, videos, among others. Such problematizations occurred in three state public schools in the municipality of Quirinópolis. The productions and experiences were analyzed and present characteristics of cartographic research. Thus, we sought to analyze whether there were inventive learning experiences, in the light of the perspective of invention, which, in turn, are manifested in works aimed at inventive learning, inventive teacher training and inventive mathematics education. In this context, our experiences were divided and analyzed into three rhizomes: in the first, we sought to analyze the rhizome of the tracing of the line-following robot imaginary to teach mathematics; in the second, the rhizome of residents' actions was analyzed; and later, we analyzed the preceptors' rhizome. In view of our analyses, it was possible to identify that the pedagogical residents used robotic devices for the invention of problems, invention of the world and, consequently, for the invention of themselves. Pedagogical residents used their mathematical knowledge to produce subjectivities and, concomitantly, experienced inventive self-training. ¬ As a result of these actions, we organized an e-book that will be our educational product, entitled “Inventive Mathematics Education: proposals for the classroom”, which contains six learning proposals that use robotics from the perspective of Inventive Mathematics Education. |
Palabras clave: | Aprendizagem inventiva Inventive learning Robótica Educacional Educational Robotics Educação Matemática Inventiva Inventive Mathematics Education Autopoiese Autopoiesis Tecnologia Educacional Educational technology |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Tema: | Ciência - Estudo e ensino Educação, comunicação e tecnologias Formação pedagógica Professores - Formação Tecnologia educacional |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Cita: | FREITAS, Gabriel Araújo. Formação Inventiva de professores com Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no contexto do Programa Residência Pedagógica. 2023. 141f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. Http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.273 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.273 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38135 |
Fecha de defensa: | 5-may-2023 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Ficheros en este ítem:
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