Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38118
ORCID: | http://orcid.org/0009-0004-8855-1815 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Extensão universitária: experiências dos estudantes de Ciências Contábeis na formação acadêmica e atuação profissional |
Título (s) alternativo (s): | University extension: experiences of Accounting Sciences students in academic training and professional practice |
Autor: | Ferrari, Avena Gomide Porro |
Primer orientador: | Leal, Edvalda Araújo |
Primer miembro de la banca: | Blind Review |
Segundo miembro de la banca: | blind review |
Resumen: | O objetivo deste estudo foi analisar as experiências dos estudantes de Ciências Contábeis membros do Programa de Educação Tutorial (PET) em ações de extensão universitária, e sua relação com a formação acadêmica e profissional. Foram consideradas as diretrizes da extensão universitária, que incluem: dialogicidade, interdisciplinaridade e interprofissionalidade, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e o impacto na formação do estudante e na transformação social. Foram analisados o Plano de Extensão da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e os relatórios de planejamento e atividades do Programa de Educação Tutorial de Ciências Contábeis (PET-Contábeis). Os grupos PETs têm como diretrizes atuar nos eixos de ensino, pesquisa e extensão. Foram realizadas entrevistas narrativas com nove estudantes que integraram o PET-Contábeis. Os resultados da pesquisa indicaram que as ações de extensão são importantes e relevantes para a formação acadêmica, profissional, humana e cidadã dos estudantes. A interação com as comunidades e instituições atendidas permitiu o desenvolvimento de habilidades, uma melhor assimilação do conteúdo teórico e sua aplicação prática, contribuindo para o crescimento pessoal e profissional.Os estudantes relataram que as experiências nas ações de extensão contribuíram para o desenvolvimento de uma visão crítica sobre a realidade e as desigualdades sociais. Proporcionou, ainda, a oportunidade de organizarem e participarem de eventos envolvendo a comunidade externa à universidade. Concluiu-se que as ações de extensão universitária contribuem para a formação qualificada dos estudantes, integrando o ensino, o conhecimento científico e popular para a transformação social, como preconizam as diretrizes da Extensão. |
Abstract: | The objective of this study was to analyze the experiences of Accounting Science students who are members of the Tutorial Education Program (PET) in university extension actions, and their relationship with academic and professional development. The guidelines of university extension were considered, which include dialogicity, interdisciplinarity, and interprofessionality, the inseparability between teaching, research, and extension, and the impact on student formation and social transformation. The Extension Plan of the Faculty of Accounting Sciences at the Federal University of Uberlândia (UFU) and the planning and activity reports of the Tutorial Education Program in Accounting Science (PET-Accounting) were analyzed. PET groups have guidelines to work in the areas of teaching, research, and extension. Narrative interviews were conducted with nine students who were part of PET-Accounting. The research results indicated that extension actions are important and relevant for academic, professional, human, and civic development of the students. Interaction with the communities and institutions served allowed for the development of skills, a better assimilation of theoretical content and its practical application, contributing to personal and professional growth. The students reported that their experiences in extension actions contributed to the development of a critical understanding of reality and social inequalities. It also provided the opportunity to organize and participate in events involving the external community beyond the university. It was concluded that university extension actions contribute to the qualified formation of students, integrating teaching, scientific knowledge, and popular knowledge for social transformation, as advocated by the Extension guidelines. |
Palabras clave: | Ações de extensão Formação qualificada Programa de Educação Tutorial Diretrizes da extensão |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | FERRARI, Avena Gomide Porro. Extensão universitária: experiências dos estudantes de Ciências Contábeis na formação acadêmica e atuação profissional. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38118 |
Fecha de defensa: | 7-may-2023 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Contábeis |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ExtensãoUniversitáriaExperiências.pdf | 769.36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons