Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38118
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerrari, Avena Gomide Porro-
dc.date.accessioned2023-06-22T17:17:27Z-
dc.date.available2023-06-22T17:17:27Z-
dc.date.issued2023-05-07-
dc.identifier.citationFERRARI, Avena Gomide Porro. Extensão universitária: experiências dos estudantes de Ciências Contábeis na formação acadêmica e atuação profissional. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38118-
dc.description.abstractThe objective of this study was to analyze the experiences of Accounting Science students who are members of the Tutorial Education Program (PET) in university extension actions, and their relationship with academic and professional development. The guidelines of university extension were considered, which include dialogicity, interdisciplinarity, and interprofessionality, the inseparability between teaching, research, and extension, and the impact on student formation and social transformation. The Extension Plan of the Faculty of Accounting Sciences at the Federal University of Uberlândia (UFU) and the planning and activity reports of the Tutorial Education Program in Accounting Science (PET-Accounting) were analyzed. PET groups have guidelines to work in the areas of teaching, research, and extension. Narrative interviews were conducted with nine students who were part of PET-Accounting. The research results indicated that extension actions are important and relevant for academic, professional, human, and civic development of the students. Interaction with the communities and institutions served allowed for the development of skills, a better assimilation of theoretical content and its practical application, contributing to personal and professional growth. The students reported that their experiences in extension actions contributed to the development of a critical understanding of reality and social inequalities. It also provided the opportunity to organize and participate in events involving the external community beyond the university. It was concluded that university extension actions contribute to the qualified formation of students, integrating teaching, scientific knowledge, and popular knowledge for social transformation, as advocated by the Extension guidelines.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAções de extensãopt_BR
dc.subjectFormação qualificadapt_BR
dc.subjectPrograma de Educação Tutorialpt_BR
dc.subjectDiretrizes da extensãopt_BR
dc.titleExtensão universitária: experiências dos estudantes de Ciências Contábeis na formação acadêmica e atuação profissionalpt_BR
dc.title.alternativeUniversity extension: experiences of Accounting Sciences students in academic training and professional practicept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Leal, Edvalda Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1010780688440896pt_BR
dc.contributor.referee1Blind Review-
dc.contributor.referee1LattesBlind Reviewpt_BR
dc.contributor.referee2blind review-
dc.contributor.referee2Lattesblind reviewpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi analisar as experiências dos estudantes de Ciências Contábeis membros do Programa de Educação Tutorial (PET) em ações de extensão universitária, e sua relação com a formação acadêmica e profissional. Foram consideradas as diretrizes da extensão universitária, que incluem: dialogicidade, interdisciplinaridade e interprofissionalidade, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e o impacto na formação do estudante e na transformação social. Foram analisados o Plano de Extensão da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e os relatórios de planejamento e atividades do Programa de Educação Tutorial de Ciências Contábeis (PET-Contábeis). Os grupos PETs têm como diretrizes atuar nos eixos de ensino, pesquisa e extensão. Foram realizadas entrevistas narrativas com nove estudantes que integraram o PET-Contábeis. Os resultados da pesquisa indicaram que as ações de extensão são importantes e relevantes para a formação acadêmica, profissional, humana e cidadã dos estudantes. A interação com as comunidades e instituições atendidas permitiu o desenvolvimento de habilidades, uma melhor assimilação do conteúdo teórico e sua aplicação prática, contribuindo para o crescimento pessoal e profissional.Os estudantes relataram que as experiências nas ações de extensão contribuíram para o desenvolvimento de uma visão crítica sobre a realidade e as desigualdades sociais. Proporcionou, ainda, a oportunidade de organizarem e participarem de eventos envolvendo a comunidade externa à universidade. Concluiu-se que as ações de extensão universitária contribuem para a formação qualificada dos estudantes, integrando o ensino, o conhecimento científico e popular para a transformação social, como preconizam as diretrizes da Extensão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration40 f.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.orcid.putcode137402171-
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ExtensãoUniversitáriaExperiências.pdf769.36 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons