Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38115
ORCID: | http://orcid.org/0009-0004-2224-4441 |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Os critérios da avaliação quadrienal CAPES à luz da geopolítica da razão: Derivações (?) da colonialidade do saber e do gênero |
Alternate title (s): | The criteria for the four-year CAPES evaluation in the light of the geopolitics of reason: Derivations (?) of the coloniality of knowledge and gender |
Author: | Alencar, Amanda Palhano |
First Advisor: | Borges, Rosa Maria Zaia |
First member of the Committee: | Crosara, Daniela Melo |
Second member of the Committee: | Simioni, Fabiane |
Summary: | Desde o período colonial, a ideia de existirem civilizações avançadas e atrasadas permeia o imaginário social. O critério para tal distinção se baseava meramente no que os colonizadores europeus entendiam ser um bom modelo de organização social, política e cultural. A partir do “descobrimento” da América tal ideia foi reforçada e utilizada como justificativa para a exploração e dizimação de diversas civilizações. Mas não foi só o aspecto material que a colonização prejudicou, pois ao privar os povos originários de perpetuarem suas culturas, os colonizadores europeus lograram colonizar também o imaginário social dos brasileiros. Mesmo após a Proclamação da Independência do país, os valores portugueses permaneceram no Brasil, fenômeno analisado pela colonialidade. Com o propósito de desconstruir a mentalidade eurocêntrica de mundo, a abordagem decolonial promove a valorização de diferentes formas de ser, saber e viver, dando voz a culturas, até então, desvalorizadas. É uma proposta de resistência à racionalidade que posiciona o modelo de sociedade ocidental como o ideal. Dentre os muitos prejuízos causados pela Coroa Portuguesa à época da colonização do Brasil, o presente estudo se presta a focar em dois fatores: a colonialidade do saber e a colonialidade de gênero. A partir da imposição do modelo de civilização europeu, a mulher passou a ocupar posição social de submissão, o que infelizmente não foi superado até os dias atuais. Com isso, o gênero feminino demorou muito a conseguir permear espaços de poder, tal como o ambiente acadêmico. Nesse âmbito, a avaliação CAPES dos programas de pós-graduação brasileiros é uma importante ferramenta, capaz de atuar em prol de um ensino superior comprometido com o propósito decolonial. Por isso, o trabalho a seguir se propõe a responder: em que medida os critérios adotados pela avaliação CAPES dos programas de pós-graduação stricto sensu reproduzem as colonialidades do saber e de gênero? Com isso, pretende-se demonstrar, na prática, em que medida a colonialidade do saber e de gênero ainda é presente na sociedade. Para tanto, a escolha metodológica teve abordagem qualitativa e privilegiou a pesquisa básica ou teórica de ínicio e, em seguida, adicionou dados aplicados. Ademais, uma pesquisa prática foi adotada quanto aos critérios das fichas de avaliação dos programas de mestrado mineiros, de forma a exemplificar aquilo que foi demonstrado pela pesquisa teórica. A partir do método descrito, foi possível concluir que a avaliação dos programas de pós-graduação confirma o quadro de colonialidade do saber e do gênero, visto que a perspectiva decolonial não inspira em nenhuma medida a elaboração dos quesitos avaliados pela CAPES. |
Abstract: | Since the colonial period, the idea of existing advanced and backward civilizations permeates the social imaginary. The criterion for such a distinction was based merely on what the European colonizers understood to be a good model of social, political and cultural organization. From the "discovery" of America on, this idea was reinforced and used as a justification for the exploration and decimation of various civilizations. But it was not just the material aspect that colonization harmed, because by depriving the original people of perpetuating their cultures, the European colonizers also managed to colonize the social imaginary of Brazilians. Even after the country's Proclamation of Independence, Portuguese values remained in Brazil, a phenomenon analyzed by coloniality. With the purpose of deconstructing the Eurocentric mentality of the world, the decolonial approach promotes the appreciation of different ways of being, knowing and living, giving voice to cultures, until then, devalued. It is a proposal of resistance to a rationality that positions the model of Western society as the ideal. Among the many damages caused by the Portuguese Crown at the time of the colonization of Brazil, the present study focuses on two factors: the coloniality of knowledge and the coloniality of gender. From the imposition of the European model of civilization, women began to occupy a social position of submission, which unfortunately has not been overcome until the present day. As a result, the female gender took a long time to permeate spaces of power, such as the academic environment. In this context, the CAPES evaluation of Brazilian postgraduate programs is an important tool, capable of acting in favor of higher education committed to the decolonial purpose. For this reason, the following work proposes to answer: to what extent do the criteria adopted by the CAPES evaluation of stricto sensu post-graduate programs reproduce the colonialities of knowledge and gender? With this, it is intended to demonstrate, in practice, to what extent the coloniality of knowledge and gender is still present in society. To this end, the methodological choice had a qualitative approach and privileged basic or theoretical research at the beginning and then added applied data. In addition, a practical research was adopted regarding the criteria of the evaluation forms of the master's programs in Minas Gerais, in order to exemplify what was demonstrated by the theoretical research. From the described method, it was possible to conclude that the evaluation of graduate programs confirms the coloniality of knowledge and gender, since the decolonial perspective does not inspire in any way the elaboration of the questions evaluated by CAPES. |
Keywords: | Decolonialidade Decoloniality Colonialidade do saber Coloniality of knowledge Colonialidade de gênero Gender coloniality Programas de pós-graduação stricto sensu Stricto sensu graduate programs Avaliação quadrienal CAPES CAPES quadrennial evaluation Geopolítica da razão Geopolitics of reason |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
Subject: | Direito Colônias - História Pós-graduação - Avaliação baseada no currículo Brasil. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Direito |
Quote: | ALENCAR, Amanda Palhano. Os critérios da avaliação quadrienal CAPES à luz da geopolítica da razão: Derivações (?) da colonialidade do saber e do gênero. 2023. 178 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.77. |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.77 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38115 |
Last page of volume: | Geopolítica |
Date of defense: | 27-Feb-2023 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Direito |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CriteriosAvaliaçaoQuadrienal | 34.72 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License