Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38059
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Roque, José Victor Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-19T13:33:53Z | - |
dc.date.available | 2023-06-19T13:33:53Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-21 | - |
dc.identifier.citation | ROQUE, José Victor Rodrigues. Modalidades de avaliação e aprendizagem significativa na visão dos estudantes de ciências contábeis: Comparativo no ensino remoto e presencial. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38059 | - |
dc.description.abstract | The objective of this work is to identify the evaluation modalities applied in the Accounting course, to analyze whether they contribute to meaningful learning in the students' perception and to verify their differences in face-to-face and remote teaching. The research is classified as descriptive and explanatory with a qualitative approach, with an analysis of reports collected from students of the course through two stages. In the first stage, students' reports were collected at an event organized in partnership with the PET Ciências Contábeis Group of the Universidade Federal de Uberlândia (UFU). In the second stage, to complement and deepen the data collection, interviews were conducted with undergraduate students of the Accounting Sciences course. For data interpretation, the content analysis method was used. For the analysis of the results, the collected data were organized into three categories: modalities and periodicity of evaluations; coherence of the evaluation and teaching methods applied in the disciplines; and functions of assessment and meaningful learning. The results indicate that students have different aptitudes and preferences in the assessment methods applied by teachers, strengthening the importance of diversifying assessment methods during the teaching process so that there is meaningful learning. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Modalidades de avaliação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Ensinagem | pt_BR |
dc.subject | Assessment modalities | pt_BR |
dc.subject | Meaningful learning | pt_BR |
dc.subject | Remote teaching | pt_BR |
dc.subject | Teaching learning | pt_BR |
dc.title | Modalidades de avaliação e aprendizagem significativa na visão dos estudantes de ciências contábeis: Comparativo no ensino remoto e presencial | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Leal, Edvalda Araújo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1010780688440896 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1990006817521654 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é identificar as modalidades de avaliações aplicadas no curso de Ciências Contábeis, analisar se elas contribuem para a aprendizagem significativa na percepção dos estudantes e verificar suas diferenças no ensino presencial e no remoto. A pesquisa classifica-se como descritiva e explicativa com uma abordagem qualitativa, sendo realizada uma análise de relatos coletados dos estudantes do curso por meio de duas etapas. Na primeira etapa foram coletados os relatos de estudantes em um evento organizado em parceria com o Grupo PET Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Na segunda etapa, para complementação e aprofundamento da coleta de dados, foram realizadas entrevistas com graduandos do curso de Ciências Contábeis. Para a interpretação dos dados foi utilizado o método análise de conteúdo. Para a análise dos resultados, os dados levantados foram organizados em três categorias: modalidades e periodicidade de avaliações; coerência da avaliação e métodos de ensino aplicados nas disciplinas; e funções da avaliação e a aprendizagem significativa. Os resultados indicam que os estudantes possuem aptidões e preferências diferentes nos métodos de avaliação aplicados pelos docentes, fortalecendo a importância da diversificação dos métodos avaliativos durante o processo de ensinagem para que haja aprendizagem significativa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.sizeorduration | 24 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 137205732 | - |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Contábeis |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ModalidadesDeAvaliação.pdf | TCC | 353.42 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.