Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38056
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 2025-05-22
Título: Análise da microdureza da dentina radicular de dentes tratados endodonticamente utilizando diferentes métodos de preparo mecânico e soluções irrigantes
Autor(es): Paim, Luana Sifuentes
Primeiro orientador: Carlo, Hugo Lemes
Primeiro membro da banca: Araújo, Paula Caetano
Segundo membro da banca: Oliveira, Ana Paula de Lima
Resumo: O tecido dental de maior volume é a dentina, cuja composição se dá por matrizes orgânicas de colágeno tipo 1 incorporadas a matrizes inorgânicas de apatitas cristalinas. O tratamento endodôntico pode alterar as propriedades dessa dentina por conta da instrumentação mecânica e das soluções irrigantes utilizados nesse processo. Este estudo se propôs a analisar a microdureza da dentina radicular pós-tratamento endodôntico variando-se a técnica de instrumentação mecânica e as soluções irrigantes. Vinte e cinco dentes pré-molares humanos unirradiculares foram distribuídos em 05 grupos com 05 amostras cada, divididos de acordo com a técnica de instrumentação mecânica e a solução irrigante: 1. Controle; 2. técnica reciprocante com taper regressivo (Reciproc Blue – VDW GmbH, Munique, Baviera, Alemanha) + hipoclorito de sódio a 2,5%; 3. técnica reciprocante com taper regressivo (Reciproc Blue) + clorexidina a 2%; 4. técnica reciprocante com taper progressivo (X1 Blue – MK Life, Porto Alegre, RS, Brasil) + hipoclorito de sódio a 2,5%; 5. técnica reciprocante com taper progressivo (X1 Blue) + clorexidina a 2%. O teste de microdureza Knoop foi realizado a partir da obtenção de um corte axial da raiz dividindo-a em terços apical, médio e cervical. Os dados foram coletados e submetidos a análise estatística através dos testes ANOVA de medidas repetidas e Teste de Tukey. A comparação entre o grupo controle e cada um dos grupos experimentais foi realizado utilizando os testes ANOVA dois fatores e Tukey. Verificou-se significância para a interação técnica de instrumentação vs. soluções (p=0,010), para a interação regiões radiculares vs. soluções (p=0,034) e para o fator regiões radiculares (p=0,002). Não foi verificada significância para a interação regiões radiculares vs. tratamentos (p=0,558) e regiões radiculares vs. tratamentos vs. soluções (p=0,318). O grupo controle apresentou valores de microdureza significativamente maiores quando comparado aos grupos experimentais. Verificou-se que os tratamentos realizados diminuíram a microdureza da dentina radicular e que os resultados foram menores na região do terço apical do que nas demais regiões.
Palavras-chave: dentina
endodontic treatment
microdureza Knoop
dentin
Knoop microhardness
tratamento endodôntico
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PAIM, Luana Sifuentes. Análise da microdureza da dentina radicular de dentes tratados endodonticamente utilizando diferentes métodos de preparo mecânico e soluções irrigantes. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38056
Data de defesa: 22-Mai-2023
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnálisedaMicrodurezaDentina.pdf
  Até 2025-05-22
TCC969.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons