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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37982
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | O feminino mítico em Mulheres de cinzas, de Mia Couto |
Título(s) alternativo(s): | O feminino mítico em Mulheres de cinzas, de Mia Couto |
Autor(es): | Pereira, Maiza Maria |
Primeiro orientador: | Ribeiro, Elzimar Fernanda Nunes |
Primeiro membro da banca: | Campos, Fernanda Cristina de |
Segundo membro da banca: | Sylvestre, Fernanda Aquino |
Resumo: | Em Mulheres de cinzas de Mia Couto, os espaços femininos se fazem a partir de eventos que fluem das crenças, dos mitos e dos costumes dos nativos moçambicanos, uma herança dos ancestrais, passada oralmente, de geração em geração. É uma forma de viver a vida em um estado religioso, cultuando os espíritos dos parentes que, na sua visão, não morreram, seus corpos foram semeados na terra, mas continuam vivos a fazer girar o mundo. E se manifestam na natureza. As vivências das mulheres se apresentam como novas variações de arquétipos, em função de mitos há muito consagrados na trajetória da humanidade, que se vão transformando conforme a localidade e a cultura do povo. Ressalta-se, nesse romance, principalmente o arquétipo da Grande-mãe, que se personifica na Terra, a Terra-Mãe, uma personagem de importância fundamental, pois faz uma reverência à África e à natureza, como mãe forte que acolhe seus filhos. O arquétipo também se personifica na mãe humana, que é a sustentação do núcleo socio-familiar, um sinônimo, tal como a terra, de fertilidade e de nutrição. Assim, o autor cria um espaço mágico, composto pelas ações e pelas atitudes das mulheres em consonância com a natureza, para expressar a sua admiração, carinho, apreço e gratidão para com as mulheres, principalmente no seu papel de mãe. Entretanto, as atitudes das personagens femininas, que as transcendem como um modelo exemplar humano, não se restringem à afeição maternal, mas também à resiliência e à resistência, nos enfrentamentos cotidianos, perante os conflitos externos e internos, observados ao longo de todo o romance. Muitos deles surgidos em consequência do Colonialismo, mas também do androcentrismo dominante naquele mundo patriarcal, instigando a violência e a marginalização social e individual das mulheres. Sobre este pano de fundo, Couto representa as mulheres, constituindo-as com traços heroicos, com características atribuídas geralmente aos homens. A formação da narrativa em movimentos circulares, com o retorno final ao início dos tempos acompanha, no conteúdo e na forma, o instituto dos arquétipos e mitos como forma de conferir a sacralidade aos acontecimentos, desde os tempos arcaicos até os dias atuais. O trabalho é fundamentado em estudiosos dos mitos sagrados e arquétipos como Eliade, Campbell, Jung e Bolen, dentre outros, e também de estudiosos das ciências sociais como Home Bhabha e Vincent Khapoya. |
Abstract: | Women of the ashes, written by Mia Couto, feminine spaces are made from events that flow from the beliefs, myths and customs of the Mozambican natives, like an inheritance from the ancestors, passed on orally, from generation to generation. It’s a way of living in a religious condition, worshiping the spirits of relatives who did not die, in this view, because their bodies were sown in the earth, so they have continued to live and make the world go round. They would manifest themselves in nature. The women’s experiences are presented as new variations of archetypes, connected to myths established along the trajectory of humanity, which are being transformed according to the locality and the culture of the people. In this novel, the archetype of the Great Mother is highlighted, what is personified on Earth, the Mother Earth, a character of fundamental importance in the novel, that pays homage to Africa and Nature, as a strong mother who cares for her children. The archetype is also personified in the human mother, which supports the socio-family nucleus and acts as a synonym of fertility and nutrition, like the earth. Thus, the author creates a magical space, composed by the actions and attitudes of women, in consonance with Nature. So Mia Couto expresses his admiration, affection, appreciation and gratitude towards the women, especially in their role of mother. However, the attitudes of the female characters, what makes them transcend as an exemplary human model, are not restricted to maternal affection, but also comprehends the resilience and the resistance during the everyday confrontations, in the face of external and internal conflicts, which is observed throughout the novel. Much of them emerge because of Colonialism, as well as the prevalent androcentrism of that patriarchal world, which instigates gender violence along with social and individual marginalization of women. Against this background, Couto redesigns the women and constitutes them with heroic attributes, with characteristics normally applied to men. The formation of the narrative in circular movements, with the final return to the beginning of time, follows, in content and form, the institute of archetypes and myths as a way of giving sacredness to events, from archaic times to the present day. The study is based on scholars of sacred myths and archetypes such as Eliade, Campbell, Jung and Bolen, also social science scholars such as Bhabha and Khapoya. |
Palavras-chave: | Feminino Feminine Arquétipos Archetypes Grande Mãe GreatMother Mitos Myths Sagrado Sacred Literatura Africana African Literature |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Assunto: | Literatura Couto, Mia, 1955- - Crítica e interpretação Contos moçambicanos Características nacionais africanas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Estudos Literários |
Referência: | PEREIRA, Maiza Maria. O feminino mítico em Mulheres de cinzas, de Mia Couto. 2022. 131 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di2023.7057 |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di2023.7057 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37982 |
Data de defesa: | 3-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Estudos Literários |
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