Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37970
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-2270-911X
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Impactos da qualidade do sono no desempenho de atividades de vida diária em idosos fisicamente ativos
Autor(es): Oliveira, Wanessa Silva de
Primeiro orientador: Biagini, Angelo Piva
Primeiro membro da banca: Santos, Eduardo Henrique Rosa
Segundo membro da banca: Peres, Alinny Cristiny de Araujo
Resumo: Introdução: O sono é uma necessidade essencial e fisiológica básica do ser humano, nos idosos os distúrbios do sono são mais evidentes, afetando sua saúde em vários aspectos, tais como, declínio da função física prejudicando na execução das atividades da vida diária (AVD’s), gerando uma maior dependência, piorando o estado de saúde. O envelhecimento é um processo que pode ser caracterizado por um conjunto de fatores biológicos, psicológicos e sociais, que traz uma redução gradual da capacidade de desempenho do indivíduo. O exercício físico, tem se mostrado como uma ferramenta essencial para promoção de saúde e qualidade de vida, influenciando positivamente no processo de envelhecimento saudável. O presente estudo terá como objetivo descrever a qualidade do sono e capacidade funcional das atividades da vida diária (AVD) em idosos residentes na comunidade fisicamente ativos. Metodologia: trata-se de um estudo observacional transversal descritivo composto por 30 idosos participantes do programa de atividade física preventiva para a terceira idade do estágio em saúde coletiva do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), aplicou-se por meio de entrevista os questionários: sono (MSQ - Mini-Sleep Questionare) capacidade funcional (Índice de Barthel), IPAQ (International Physical Activity Questionnaire), caracterizar os idosos fisicamente ativos e o (MEEM - Mini Exame do Estado Mental) avalia a função cognitiva. Resultados: A média idade dos participantes foi 69, 94 (± 5,46) anos, predomínio do sexo feminino 82,0% e 41% da amostra possuía de 1 a 4 anos de escolaridade, 13 idosos (76,47%) possuem sono bom e 12 idosos (70,6%) tinha independência total para todas as atividades e todos eram fisicamente ativos. Conclusão: Os resultados podem induzir que o exercício físico para os idosos contribui para um envelhecimento saudável, melhora na qualidade do sono e por consequência leva a independência funcional.
Palavras-chave: Sono
Aging
Capacidade Funcional
Sleep
Envelhecimento
Functional Capacity
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: OLIVEIRA, Wanessa Silva de. Impactos da qualidade do sono no desempenho de atividades de vida diária em idosos fisicamente ativos. 2021. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37970
Data de defesa: 11-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ImpactosdaQualidadedoSono.pdfTCC799.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.