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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Embargado
Fecha de embargo: 2025-03-14
Título: Marketing multinível: Uma revisão bibliométrica
Título (s) alternativo (s): Multilevel marketing: A literature review
Autor: Costa, Alessandra Alvares da
Primer orientador: Silva, Jussara Goulart da
Primer miembro de la banca: Borges, Alex Fernando
Segundo miembro de la banca: Leite, Denilson Aparecida Freire
Resumen: O objetivo do presente artigo foi identificar o perfil da produção acadêmica brasileira sobre marketing multinível publicada durante o período de 2010 a 2022. Para isso, foram consultadas as bases SPELL, EBSCO, SciELO e SCOPUS, tendo sido encontrados 14 artigos em português com o tema marketing multinível e vendas diretas. Observou-se que os trabalhos são de caráter qualitativo com uso de entrevistas, realizadas em grupo e com baixa utilização da palavra-chave marketing multinível. Concluiu-se que é necessário exploração nas publicações que tratam da temática, principalmente, no que tange às organizações brasileiras, tendo ficado evidente a escassez de pesquisas que investiguem os mercados e a utilização da técnica do marketing multinível. A exploração dessa vertente tende a agregar ao universo tanto acadêmico quanto social, político e econômico no Brasil.
Abstract: The objective of this article was to identify the profile of the Brazilian academic production on multilevel marketing published during the period from 2010 to 2022. For this, the SPELL, EBSCO, SciELO and SCOPUS databases were consulted, and 14 articles were found in Portuguese with the theme multilevel marketing and direct sales. It was observed that the works are of a qualitative nature with the use of interviews, carried out in groups and with low use of the keyword multilevel marketing. It was concluded that it is necessary to explore the publications that deal with the subject, especially with regard to Brazilian organizations, having become evident the scarcity of research that investigates the markets and the use of the multilevel marketing technique. The exploration of this aspect tends to add to the academic, social, political and economic universe in Brazil.
Palabras clave: marketing multinível
vendas diretas
marketing de rede
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: COSTA, Alessandra Alvares da. Marketing multinível: Uma revisão bibliométrica.2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37914
Fecha de defensa: 14-mar-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Administração (Ituiutaba / Pontal)

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