Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37897
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Professoras alfabetizadoras e a identificação precoce dos problemas de leitura: interfaces entre a educação e a fonoaudiologia
Título(s) alternativo(s): Literacy teachers and the early identification of reading problems: interfaces between education and speech therapy
Autor(es): Almeida, Soraya Pereira Côrtes de
Primeiro orientador: Miranda, Maria Irene
Primeiro membro da banca: Capellini, Simone Aparecida
Segundo membro da banca: Pessoa, Camila Turati
Resumo: O presente trabalho tem por objeto de estudo a concepção e a atuação de professoras alfabetizadoras sobre o Modelo de Resposta a Intervenção (RTI), e por objetivo geral analisar as concepções de professoras alfabetizadoras sobre a implementação da primeira camada do RTI, um programa fonoaudiológico de estimulação de habilidades metafonológicas tutoreado. O estudo foi suscitado a partir das seguintes questões problematizadoras: quais são as concepções de professoras alfabetizadoras sobre o RTI no processo de alfabetização de crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental? É possível efetivar a prática de RTI nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Como? Quais os aspectos facilitadores e/ou dificultadores para implementação do RTI nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Quais as concepções das professoras alfabetizadoras e da equipe de apoio pedagógico sobre o saber e o fazer do fonoaudiólogo na prática da alfabetização e na composição da equipe multidisciplinar de educação? Para abarcar essa problemática o estudo buscou evidenciar as relações entre a fonoaudiologia e a educação em seu referencial teórico; traçou seu percurso metodológico por meio de uma abordagem qualitativa e exploratória que utilizou como instrumento de construção de dados uma entrevista semiestruturada aplicada à três professoras alfabetizadoras atuantes na rede municipal de educação da cidade de Cruzeiro da Fortaleza - MG, e que participaram da implementação da primeira camada do RTI; além da entrevista a pesquisadora realizou observação participante durante o processo. A análise de dados incluiu transcrição das entrevistas e dos registros da observação participante e se desdobrou na elaboração de duas categorias de análise: 1) As concepções de professoras alfabetizadoras sobre o RTI no processo de alfabetização; 2) A prática do RTI nas escolas: aspectos facilitadores e dificultadores. A partir da investigação pôde-se conceber que o trabalho com RTI nas salas de alfabetização foi um desafio que trouxe contribuições tanto para o processo de alfabetização, ancorado pela pedagogia, como para o desenvolvimento das ações na realização de novas intervenções no âmbito da fonoaudiologia educacional. Por fim considerou-se que a relação intersetorial obteve destaque nas reflexões provenientes das análises dos dados e que o conhecimento, a partilha e a flexibilidade são essenciais para implantação e funcionamento do RTI.
Abstract: The object of this work is to study the conception and performance of literacy teachers on the Response to Intervention (RTI), and the general objective is to analyze the conceptions of literacy teachers about the implementation of the first layer of the RTI, a speech therapy program for stimulation of tutored metaphonological skills. The study was raised from the following problematizing questions: what are the conceptions of literacy teachers about the RTI in the literacy process of children in the early years of Elementary School? Is it possible to carry out the practice of RTI in the early years of Elementary School? How? What are the facilitating and/or hindering aspects for the implementation of RTI in the early years of Elementary School? What are the conceptions of literacy teachers and the pedagogical support team about the knowledge and practice of the speech therapist in the practice of literacy and in the composition of the multidisciplinary education team? To cover this conjecture, the study sought to highlight the relationship between speech therapy and education in its theoretical framework; traced its methodological path through a qualitative and exploratory approach that used as a data construction instrument a semi-structured interview applied to three literacy teachers working in the municipal education network of the city of Cruzeiro da Fortaleza - MG, and who participated in the implementation of the first RTI layer; in addition to the interview, the researcher conducted participant observation during the process. Data analysis has included the transcription of interviews and participant observation records and has been described in the elaboration of two categories of analysis: 1) The conceptions of literacy teachers about the RTI in the literacy process; 2) The practice of RTI in schools: facilitating and hindering aspects. Based on the investigation, it was possible to experience that working with RTI in literacy classrooms was a challenge that brought contributions both to the literacy process, anchored by pedagogy, and to the development of actions in carrying out new interventions in the scope of educational speech therapy. . The interdisciplinary relationship stands out in the influences coming from data analysis and reveals that knowledge, sharing and flexibility are essential for the implementation and operation of the RTI.
Palavras-chave: Educação
Fonoaudiologia
Alfabetização
RTI
Education
Spdeech Therapy
Literacy
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Assunto: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: ALMEIDA, Soraya Pereira Côrtes. Professoras alfabetizadoras e a identificação precoce dos problemas de leitura: Interfaces entre a educação e a fonoaudiologia. 2023. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.217
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.217
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37897
Data de defesa: 27-Fev-2023
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