Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37888
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-9658-4657
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Ganho de seleção e parâmetros genéticos em população F2 de soja oriunda de genitor resistente ao déficit hídrico
Autor(es): Osório, Felipe Guimarães
Primeiro orientador: Nogueira, Ana Paula Oliveira
Primeiro membro da banca: Gomes, Bruno Henrique
Segundo membro da banca: Rezende, Arthur Ferreira
Resumo: A soja é uma das espécies mais cultivadas no Brasil e contribui significativamente com a economia brasileira. A escassez hídrica é cada vez mais recorrente no cenário agrícola e é responsável por ameaçar a produção comercial de grãos. O presente trabalho tem como objetivos desenvolver populações segregantes de soja originada de genitores com genes de resistência ao déficit hídrico e estimar parâmetros genéticos e fenotípicos de caracteres agronômicos com a finalidade de selecionar genótipos superiores. O trabalho foi desenvolvido em casa de vegetação, na estação experimental da Fazenda Capim Branco, da Universidade Federal de Uberlândia. Foi realizado cruzamento biparental com as cultivares Embrapa 48 e UFUS Tikuna para obtenção da população F1, depois avançou-se com a semeadura da população F1 para realizar retrocruzamentos e obter sementes F2. Em condição de casa de vegetação, cultivaram-se 30 plantas da cultivar Embrapa 48, 27 plantas da cultivar UFUS Tikuna, 213 plantas da população F2, 52 plantas do retrocruzamento 1 (F1 com Embrapa 48), e 39 plantas do retrocruzamento 2 (F1 com UFUS Tikuna). Adotaram-se todos tratos culturais e controle de pragas e doenças. Em todas as plantas avaliaram-se os caracteres de altura da planta na maturidade (APM), número de nós na maturidade (NNM), altura da planta no florescimento (APF), número de nós no florescimento (NNF), número de dias para o florescimento (NDF), número de dias para maturidade (NDM), produção de grãos (PG), número de vagens totais (NVT). Os dados fenotípicos coletados nos genitores e populações segregantes foram submetidos à análise de gerações com auxílio do Programa Genes. Os caracteres APM, APF, NDF e NDM apresentaram resultados considerados altos para a herdabilidade no sentido amplo, 71,15%, 80,72%, 87,90% e 71,51% respectivamente. Nesse estudo foram obtidos e selecionados 11 genótipos de interesse, que estão entre os 30% mais produtivos (acima de 12g) e os 30% mais precoces (ciclos menores que 109 dias).
Palavras-chave: Glycine max
Escassez hídrica
Herdabilidade
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::GENETICA::GENETICA VEGETAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: OSÓRIO, Felipe Guimarães. Ganho de seleção e parâmetros genéticos em população F2 de soja oriunda de genitor resistente ao déficit hídrico. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37888
Data de defesa: 6-Fev-2023
Aparece nas coleções:TCC - Biotecnologia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GanhoSeleçãoParâmetros.pdfTCC710.21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons