Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37858
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Planos de Estudo Tutorado de Atividades de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Fundamental I: Uma Análise sob a Perspectiva do Letramento
Título(s) alternativo(s): Tutoring Study Plans on Portuguese Language and Literature Activities in Elementary Education I: An Analysis under The Literacy Perspective
Autor(es): Oliveira, Adalgiza Costa de
Primeiro orientador: Ribas, Fernanda Costa
Primeiro membro da banca: Tagata, William Mineo
Segundo membro da banca: Fernandes, Alessandra Coutinho
Resumo: O ano de 2020 foi um ano atípico em todos os sentidos devido à pandemia mundial do Coronavírus Sars-Cov-2. A necessidade do isolamento social provocou uma situação sem precedentes na área educacional: a implantação das aulas remotas emergenciais e a adoção dos Planos de Estudo Tutorado (PETs) no intuito de garantir a continuidade do processo de ensino e aprendizado. As reflexões sobre esses materiais deram origem aos objetivos desta pesquisa, que buscou investigar as concepções de letramento nas atividades propostas nesses materiais; analisar as atividades de língua portuguesa e literatura dos PETs para o ensino fundamental 1 e identificar se e como as propostas abordavam o desenvolvimento da criticidade dos alunos; além de refletir e propor outras possibilidades de trabalho com os textos propostos nos PETs de forma a favorecer a formação de sujeitos críticos na escola básica. Para alcançá-los, optei pela técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2016) em uma pesquisa de análise documental e de abordagem qualitativa. As reflexões serão baseadas nos seguintes conceitos e autores: alfabetização e letramento, segundo Kleiman (1995, 2007), Soares (1996, 2003, 2004, 2010, 2017) e Rojo (2004, 2009, 2010, 2012, 2019); concepções de leitura, de acordo com Coracini (1995, 2001) e Menegassi (1995, 2010) e letramento crítico, pela visão de Freire (1989, 1996, 2013), Monte Mór (2015), Street (1984, 2003, 2014), Hope (2014), Janks (2016) e Menezes de Souza (2011). A análise dos dados indicou que as atividades de alfabetização nos PETs ocupam um espaço de destaque nas práticas pedagógicas dos dois primeiros anos do EF, a maioria das atividades propostas nos PETs apresentavam características de um modelo autônomo de letramento, concebendo a leitura e escrita como um instrumento ou tecnologia que independe do contexto social e cultural no qual o aluno está inserido. Apesar de a maioria dos exercícios propostos nos PETs não serem estimuladores do livre debate de ideias e da criticidade, ainda assim, foi possível observar que 12.59% das atividades envolviam a perspectiva do letramento crítico.
Abstract: The year 2020 was an atypical year in every way due to the Coronavirus Sars-Cov-2 worldwide pandemic. The need for social isolation caused an unprecedented situation in the educational field: the emergency implementation of distance learning and the adoption of Planos de Estudo Tutorado (PETs) in order to guarantee the continuity of the teaching and learning process. Reflections on these materials led to the objectives of this research study, which sought to investigate literacy concepts on the activities proposed in such materials; analyze the Portuguese and literature activities of the PETs for elementary school 1 and to identify whether and how the proposals addressed the development of students' criticality; also, to reflect and propose other possibilities of working with the texts proposed in the PETs in order to favour the formation of critical subjects in basic school. To reach them, I opted for the content analysis method (BARDIN, 2016) in a documentary analysis research and qualitative approach. Reflections will be based on the following concepts and authors: literacy, according to Kleiman (1995, 2007), Soares (1996, 2003, 2004, 2010, 2017) and Rojo (2004, 2009, 2010, 2012, 2019); reading conceptions by Coracini (1995, 2001) and Menegassi (1995, 2010) and critical literacy from the perspective of Freire (1989, 1996, 2013), Monte Mór (2015), Street (1984, 2003, 2014), Hope (2014), Janks (2016) and Menezes de Souza (2011). Data analysis indicated that literacy activities occupy a prominent place in the pedagogical practices of the first two years of distance learning, most activities proposed in the PETs had characteristics of an autonomous literacy model, conceiving reading and writing as an instrument or technology that is independent of the social and cultural context in which the student is inserted. Although most of the exercises proposed in the PETs did not stimulate the free debate of ideas and criticality, it was still possible to observe that 12.59% of the activities involved the perspective of critical literacy.
Palavras-chave: Linguística
Linguistics
Aulas remotas emergenciais
Emergency distance learning
Planos de estudo tutorado
Planos de estudo tutorado (PETs)
Letramento
Literacy
Letramento crítico
Critical literacy
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Referência: OLIVEIRA, Adalgiza Costa de. Planos de Estudo Tutorado de Atividades de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Fundamental I: Uma Análise sob a Perspectiva do Letramento. 2023. 123 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7033.
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7033
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37858
Data de defesa: 30-Jan-2023
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