Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37846
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-3486-3896
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: O poder disciplinar como dispositivo de controle dos sujeitos-discentes da escola cívico-militar
Alternate title (s): Disciplinary power as a device to control the subject-students of the civic-military school
Author: Silva, Janice Aparecida
First Advisor: Fernandes, Cleudemar Alves
First member of the Committee: Dorne, Vinicius Durval
Second member of the Committee: Conti, Maria Aparecida
Summary: Esta dissertação tem como objeto de pesquisa os discursos favoráveis e os discursos contrários à militarização escolar no Brasil divulgados no Facebook e no Instagram durante o lapso temporal de 2019 a 2021, quando registramos a implantação e expansão do modelo de Escola Cívico-Militar por meio do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, principal discurso da campanha eleitoral que antecedeu o governo do então Presidente Jair Bolsonaro (2019–2022). O objetivo geral desta dissertação é analisar o poder disciplinar no controle dos sujeitos-discentes nos discursos favoráveis e naqueles contrários à militarização das escolas públicas brasileiras. Os objetivos específicos são: (i) identificar, nas páginas do Facebook e Instagram, discursos favoráveis e discursos contrários à militarização nas escolas públicas, a rede de dispositivos que possibilita a constituição do sujeito-discente militarizado; (ii) compreender a resistência enquanto instrumento de exercício do poder dos sujeitos discursivos inscritos no discurso da militarização escolar; (iii) refletir sobre a relação de poder-saber na disciplina dos corpos nos discursos favoráveis e naqueles contrários à militarização nas escolas públicas; e (iv) explicitar a produção de sentidos e os efeitos de verdades na constituição dos sujeitos-discentes militarizados. Desenvolvemos nossos estudos tendo como referência o arcabouço teórico e metodológico dos estudos discursivos foucaultianos, tendo como obras de referência: Arqueologia do saber, Vigiar e punir, bem como Microfísica do poder. Além dessas referências, pautamo-nos em revisões bibliográficas de autores como Veiga-Neto (2007), Veyne (2011), Fernandes (2012), Rocha (2012), Candiotto (2012) e Deleuze (2017) para a compreensão dos funcionamentos linguísticos e discursivos na perspectiva foucaultiana. Considerando os resultados desta pesquisa, observamos que o poder disciplinar defendido nas Escolas Cívico-Militares é autorizado pelo poder político, porém questionado numa relação de poder que tem, no discurso da resistência, a emergência de vozes de diferentes sujeitos discursivos. As análises nos permitiram identificar a resistência como um exercício do poder instaurado num campo de forças, dentro do qual são produzidas as posições-sujeitos apresentadas nos discursos favoráveis e naqueles contrários à militarização escolar. Apreendemos que a implantação do modelo da Escola Cívico-Militar se inscreve como um dispositivo escolar que funciona como uma estratégia do Governo Federal para exercer o poder político e social, tendo como instrumento o poder disciplinar praticado pelos militares nas instituições públicas de ensino. Constatamos que tal militarização é um mecanismo no qual, numa relação poder-saber, os princípios militares são discursivizados como saberes instituídos como verdades, tendo como efeitos a submissão de um corpo dócil e útil. Em suma, a militarização escolar se constitui como um dispositivo de poder-saber à medida que cria condições para a emergência de novas formas de existência, de identidades, sejam elas da escola ou do sujeito-discente, ambos os quais se instituem militarizados a partir dos efeitos de verdades produzidos pelo processo de militarização escolar.
Abstract: This MA thesis taps into both favorable discourses and unfavorable discourses about school militarization in Brazil as posted on Facebook and Instagram from 2019 to 2021. In this period, the Civic-Military School model was implemented and expanded through the National Program of Civic-Military Schools, the major campaign promise that anteceded the government of the then President Jair Bolsonaro (2019–2022). The general objective of this MA thesis is to analyze the disciplinary power in the control of the subject-students in the favorable discourses and in those against the militarization of the Brazilian public schools. The specific objectives are: 1) identify Facebook and Instagram post-embedded discourses in favor of and against militarization in public schools, the network of devices that enable the production of a militarized subject-student, 2) understand resistance as an instrument for exercising the power of discursive subjects imprinted in the discourse of school militarization, 3) reflect on the power-knowledge relationship in the discipline of bodies in discourses in favor of and against militarization in public schools, and 4) explain the production of meanings and the effects of truth in the production of militarized student-subjects. We developed our studies based on the theoretical and methodological framework of Foucauldian discourse studies, with reference works including: The Archaeology of Knowledge, Discipline and Punish, and Microphysics of Power. In addition to these references, the study also draws on authors such as Veiga-Neto (2007), Veyne (2011), Fernandes (2012), Rocha (2012), Candiotto (2012), and Deleuze (2017), who elaborate on linguistic and discursive functionings from a Foucaultian perspective. The findings showed that the disciplinary power defended in Civic-Military Schools is authorized by the political power while it is also challenged through a power relationship whereby the discourse of resistance gives birth to voices of different discursive subjects. The analyses pointed to resistance as an exercise of power established in an arena containing the subject stances through the discourses in favor of and against school militarization. We learn that the implementation of the Civic-Military School model is imprinted as a school device that serves as a strategy of the Federal Government to exercise political and social power through the instrument of disciplinary power performed by the military in public educational institutions. Such militarization is a mechanism whereby military principles are imprinted in discourse as knowledge of truths in a knowledge-power relationship, one which eventually produces a submissive, docile, useful body. In sum, school militarization is a device of knowledge-power that creates conditions for the emergence of new forms of existence, of identities, in both the school and the student subject, as both are militarized in the aftermath of the truths produced by the process of school militarization.
Keywords: Discurso
Discourse
Poder disciplinar
Disciplinary power
Militarização escolar
School militarization
Sujeito-discente.
Student subject
Linguística
Linguistics
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Subject: Linguística
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Quote: SILVA, Janice Aparecida. O poder disciplinar como dispositivo de controle dos sujeitos-discentes da escola cívico-militar. 2023. 149 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos.) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8043
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8043
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37846
Date of defense: 27-Feb-2023
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PoderDisciplinarDispositivo.pdf3.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.