Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37845
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | A reforma do ensino médio e as implicações para a educação física |
Autor(es): | Modesto, Victoria Oliveira |
Primeiro orientador: | Ribeiro, Gabriela Machado |
Primeiro membro da banca: | Antunes, Marina Ferreira de Souza |
Segundo membro da banca: | Lima, Solange Rodovalho |
Resumo: | Esta pesquisa possui como objetivo central analisar a Reforma do Ensino Médio e suas implicações para a Educação Física. Para tanto o estudo foi desenvolvido por meio de análise documental e entrevista com professores de Educação Física da rede estadual de Uberlândia. Os resultados evidenciam o quanto a Reforma do Ensino Médio tem gerado a desvalorização da educação, por meio da negação de conhecimento, diminuição de carga horária da disciplina, perda da autonomia docente, entre outros prejuízos. Em suma, é perceptível a precarização que veem sendo ocasionada pela Reforma a esta etapa de ensino e a insatisfação dos professores com essa atual política, que reconfigura o Ensino Médio. |
Abstract: | The central objective of this research is to analyze the reform of Secondary Education and its implications for Physical Education. For this, I interviewed four Physical Education teachers from the state network of Uberlândia. The results show how much the reform of Secondary Education generates the devaluation of education, through the denial of knowledge, reduction of workload, loss of teaching autonomy, among others. In short, it is noticeable the precariousness of this teaching stage and the teachers' dissatisfaction with this current policy, which reconfigures High School in a negative way. |
Palavras-chave: | Ensino Médio Currículo Políticas Educacionais High school renovation Curriculum Teaching work |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | MODESTO, Victoria Oliveira. A Reforma do Ensino Médio e as implicações para a Educação Física. 2023. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37845 |
Data de defesa: | 24-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ReformaEnsinoMédio.pdf | TCC | 1.43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.