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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-9886-969X
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Title: Resolução nº1/2020 (BNC - Formação Continuada) e a influência na Rede Municipal de Educação de Uberlândia-MG (2018/2022)
Alternate title (s): Resolution nº 1/2020 (BNC - Continuing Education) and the influence on the Municipal Education Network of Uberlândia-MG (2018/2022)
Author: Claudino, Patricia Duarte
First Advisor: Borges, Maria Célia
First member of the Committee: Richter, Leonice Matilde
Second member of the Committee: Santos Neto, Vicente Batista dos
Summary: A pesquisa é resultado de uma investigação em nível de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, inserida na linha de pesquisa “Estado, Política e Gestão em Educação”. Tem como objetivo analisar as influências da Resolução CNE/CP nº1, de 27 de outubro de 2020, na formação continuada para os professores das séries iniciais, ofertada pela Rede Municipal de Educação do município de Uberlândia. Inicialmente apresentamos a questão sobre a temática: Como se estrutura, quais os interesses, as continuidades e as descontinuidades presentes na formação continuada de professores ofertada pela Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia? Nos caminhos metodológicos da investigação a abordagem qualitativa é utilizada, orientada pela base epistemologia crítico-dialética numa perspectiva freiriana, com os delineamentos de pesquisa bibliográfica e análise documental. Esta abordagem busca compreender criticamente a importância da práxis pedagógica, da consciência e da capacidade humana de entender a realidade concreta e, especialmente a realidade política de uma sociedade, visando à transformação, a partir da premissa do inacabamento dos seres humanos e sua emancipação. Para ampararmos nossos argumentos, utilizamos, principalmente, Aguiar e Dourado (2018), Arroyo (1991, 2013), Foucambert (1994, 1997, 2010), Freire (1997b, 2000, 2005, 2008, 2015), Freire e Macedo (2011), Freitas (2012, 2018), Laval (2019), Libâneo (2003), Libâneo e Freitas (2018) cujas obras representam grande riqueza científica, pois estudam as políticas de formação, especialmente no contexto da BNC-Formação Continuada. Foram investigados, enquanto análise documental, a política curricular presente na Resolução CNE/CP nº1, de 27 de outubro de 2020, no que diz respeito à formação continuada de professores, às Diretrizes Municipais Curriculares de Uberlândia, aos documentos normativos ofertados pelo Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (CEMEPE), bem como o Documento Orientador do Município. O estudo tem como resultados preliminares o esvaziamento da relação teoria e prática, o pragmatismo tecnicista, e ainda a desvalorização da práxis pedagógica, decorrente sobretudo, das parcerias público-privada, presentes na formação continuada de professores, das séries iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino do município de Uberlândia.
Abstract: This research is the result of an investigation at the Master's Degree Program in Education from the Federal University of Uberlândia, inserted in the research line “State, Politics and Management in Education”. It aims to analyze the influences of the CNE/CP nº1 Resolution, dated October 27, 2020, in the formulation of continuing education for teachers of the initial grades, offered by the Municipal Education Network of the municipality of Uberlândia. Initially, the following question on the theme is presented: How is the continuing education of teachers offered by the Municipal Secretariat of Education of Uberlândia structured, what are the interests, continuities, discontinuities, present in it? In the methodological paths of the investigation, the qualitative approach, guided by the critical-dialectic epistemology is used, based on a freirian perspective with outlines of bibliographical research and documental analysis. This approach seeks to critically understand the importance of pedagogical praxis, consciousness and the human capacity to understand the concrete reality, and especially the political reality of a society, aiming at transformation based on the premise of the incompleteness of human beings and their emancipation.To support our arguments, we rely on Aguiar e Dourado (2018), Arroyo (1991, 2013), Foucambert (1994, 1997, 2010), Freire (1997b, 2000, 2005, 2008, 2015), Freire e Macedo (2011), Freitas (2012, 2018), Laval (2019), Libâneo (2003), Libâneo e Freitas (2018) whose works represent great scientific wealth, as they study training policies, especially in the context of BNC-Continuing Training. As document analysis, the curricular policy present in the CNE/CP nº1 Resolution, dated October 27, 2020 was investigated, regarding the continuing education of teachers, the Municipal Curriculum Guidelines of Uberlândia, the normative documents offered by the Municipal Center of Julieta Diniz Educational Studies and Projects (CEMEPE), as well as the Guiding Document of the Municipality. The study has the emptying of the theory and practice relationship as preliminary results, the technicist pragmatism, and even the devaluation of the pedagogical praxis, mainly due to public-private partnerships in the continuing formation of teachers of the initial grades of Elementary Education of the Municipal Teaching Network of the municipality of Uberlândia.
Keywords: Educação
Formação Continuada
Formação de Professores - Políticas Públicas
Neoliberalismo
Políticas Públicas Curriculares
Continuing Education
Teacher Training - Public Policies
Neoliberalism
Curricular Public Policies
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: CLAUDINO, Patricia Duarte. Resolução nº1/2020 (BNC - Formação Continuada) e a influência na Rede Municipal de Educação de Uberlândia-MG (2018/2022). 2023. 243 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8038
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8038
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37833
Date of defense: 7-Feb-2023
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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