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ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-5399-5601
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A estranheza íntima do não pertencer: um olhar para filmografia de Chantal Akerman atravessado pelo conceito de angústia na psicanálise
Título(s) alternativo(s): The intimate strangeness of not belonging: a look at Chantal Akerman's filmography crossed by the concept of anguish in psychoanalysis
Autor(es): Queiroz, Leticia Spirandelli de
Primeiro orientador: Gomide, Ana Paula de Ávila
Primeiro membro da banca: Próchno, Caio César Souza Camargo
Segundo membro da banca: Silva, Luiz Carlos Avelino da
Resumo: Neste presente trabalho, objetivou-se a investigar a experiência da angústia em suas diferentes manifestações, buscando através da teoria psicanalítica explicações fundamentadas numa certa metapsicologia no intuito de esclarecer o surgimento daquele afeto. Tentou-se percorrer um terreno da ausência enquanto movimentação do desejo. A discussão sobre a angústia foi entendida em um primeiro capítulo por meio de uma revisão conceitual a partir das contribuições teórico-clínicas de Sigmund Freud e Donald Winnicott. Em um segundo momento, para melhor elucidação prática desse fenômeno, recorreu-se a elementos artísticos que mobilizam um campo onde se faz possível a representação do não simbólico, do vazio da angústia. O cinema permite que o espectador se insira numa espécie de neurose artificial por situar a imagem do eu a partir da imagem do outro. Sendo assim, foi através da filmografia da diretora Chantal Akerman, em seus filmes-ensaios, onde se deparou com a representação do nada através de personagens que não pertenciam a lugar algum, que eram expatriados, deslocados, de todo e qualquer lugar. Para tanto, foram analisados quatro filmes da cineasta, por meio dos quais observou-se a presença de uma estranheza íntima atravessada por uma não existência, pensando-se na abordagem de Winnicott, atravessada de agonias impensáveis.
Abstract: In this present work, the objective was to investigate the experience of anguish in its different manifestations, seeking through psychoanalysis theory explanations based on a certain metapsychology in order to clarify the arising of that affection. An attempt was made to run through a land of void as a movement of desire. The discussion about anguish was understood in a first chapter through a conceptual review based on the theoretical-clinical contributions of Sigmund Freud and Donald Winnicott. In a second moment, for a better practical elucidation of this phenomenon, were used artistic elements that mobilize a field where the representation of the non-symbolic, of the emptiness of anguish, is possible. Cinema allows the spectator to insert himself into a kind of artificial neurosis by situating the image of the self based on the image of the other. Therefore, it was through the filmography of director Chantal Akerman, in her experimental style, that we came across the representation of nothingness through characters that belonged nowhere, that were expatriates, displaced, from any and every place. For that, four of the filmmaker's movies were analyzed, which the presence of an intimate strangeness crossed by a non-existence was observed, thinking about Winnicott's approach, crossed by unthinkable agonies.
Palavras-chave: Chantal Akerman
Agonias Impensáveis
Unheimliche
Cinema
Psicanálise
Unthinkable Agonies
Psychoanalysis
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: QUEIROZ, Letícia Spirandelli de. (2023). A estranheza íntima do não pertencer: um olhar para filmografia de Chantal Akerman atravessado pelo conceito de angústia na psicanálise. 2023. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) . Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37799
Data de defesa: 28-Mar-2023
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