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dc.creatorQueiroz, Leticia Spirandelli de-
dc.date.accessioned2023-05-03T15:11:31Z-
dc.date.available2023-05-03T15:11:31Z-
dc.date.issued2023-03-28-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Letícia Spirandelli de. (2023). A estranheza íntima do não pertencer: um olhar para filmografia de Chantal Akerman atravessado pelo conceito de angústia na psicanálise. 2023. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) . Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37799-
dc.description.abstractIn this present work, the objective was to investigate the experience of anguish in its different manifestations, seeking through psychoanalysis theory explanations based on a certain metapsychology in order to clarify the arising of that affection. An attempt was made to run through a land of void as a movement of desire. The discussion about anguish was understood in a first chapter through a conceptual review based on the theoretical-clinical contributions of Sigmund Freud and Donald Winnicott. In a second moment, for a better practical elucidation of this phenomenon, were used artistic elements that mobilize a field where the representation of the non-symbolic, of the emptiness of anguish, is possible. Cinema allows the spectator to insert himself into a kind of artificial neurosis by situating the image of the self based on the image of the other. Therefore, it was through the filmography of director Chantal Akerman, in her experimental style, that we came across the representation of nothingness through characters that belonged nowhere, that were expatriates, displaced, from any and every place. For that, four of the filmmaker's movies were analyzed, which the presence of an intimate strangeness crossed by a non-existence was observed, thinking about Winnicott's approach, crossed by unthinkable agonies.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectChantal Akermanpt_BR
dc.subjectAgonias Impensáveispt_BR
dc.subjectUnheimlichept_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectUnthinkable Agoniespt_BR
dc.subjectPsychoanalysispt_BR
dc.titleA estranheza íntima do não pertencer: um olhar para filmografia de Chantal Akerman atravessado pelo conceito de angústia na psicanálisept_BR
dc.title.alternativeThe intimate strangeness of not belonging: a look at Chantal Akerman's filmography crossed by the concept of anguish in psychoanalysispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Gomide, Ana Paula de Ávila-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3745695265266949pt_BR
dc.contributor.referee1Próchno, Caio César Souza Camargo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5936138715408727pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Luiz Carlos Avelino da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8679228167054333pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1825194484245595pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNeste presente trabalho, objetivou-se a investigar a experiência da angústia em suas diferentes manifestações, buscando através da teoria psicanalítica explicações fundamentadas numa certa metapsicologia no intuito de esclarecer o surgimento daquele afeto. Tentou-se percorrer um terreno da ausência enquanto movimentação do desejo. A discussão sobre a angústia foi entendida em um primeiro capítulo por meio de uma revisão conceitual a partir das contribuições teórico-clínicas de Sigmund Freud e Donald Winnicott. Em um segundo momento, para melhor elucidação prática desse fenômeno, recorreu-se a elementos artísticos que mobilizam um campo onde se faz possível a representação do não simbólico, do vazio da angústia. O cinema permite que o espectador se insira numa espécie de neurose artificial por situar a imagem do eu a partir da imagem do outro. Sendo assim, foi através da filmografia da diretora Chantal Akerman, em seus filmes-ensaios, onde se deparou com a representação do nada através de personagens que não pertenciam a lugar algum, que eram expatriados, deslocados, de todo e qualquer lugar. Para tanto, foram analisados quatro filmes da cineasta, por meio dos quais observou-se a presença de uma estranheza íntima atravessada por uma não existência, pensando-se na abordagem de Winnicott, atravessada de agonias impensáveis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration59pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApt_BR
dc.orcid.putcode134305090-
Appears in Collections:TCC - Psicologia

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