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ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-7443-1215
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Embargado
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: Uso de Mídias Sociais, Capital Social Online e Desempenho a partir da Moderação da Competência Social: um Estudo com Empreendedoras do Triângulo Mineiro
Título (s) alternativo (s): USE OF SOCIAL MEDIA, ONLINE SOCIAL CAPITAL AND PERFORMANCE BASED ON THE MODERATION OF SOCIAL COMPETENCE: A STUDY WITH ENTREPRENEURS FROM THE TRIÂNGULO MINEIRO
Autor: Matumoto, Polyana Alvarenga
Primer orientador: Malaquias, Fernanda Francielle de Oliveira
Primer miembro de la banca: Valadão Jr., Valdir Machado
Segundo miembro de la banca: Fagundes, André Francisco Alcântara
Tercer miembro de la banca: Albertin, Alberto Luiz
Cuarto miembro de la banca: Ramos, Anatália Saraiva Martins
Resumen: O empreendedorismo feminino é um fenômeno mundial que tem impactos regionais e globais, tanto na economia quanto no desenvolvimento social e humano. Dentre os fatores que têm contribuído para a criação de negócios pelas mulheres, especialmente nos países em desenvolvimento, estão as mídias sociais. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi investigar como os efeitos do uso de mídias sociais no capital social online e do capital social online no desempenho dos empreendimentos femininos variam de acordo com o nível de competência social das mulheres empreendedoras. Para tanto, foi adotada uma abordagem de pesquisa quantitativa e descritiva. A partir da literatura e sob o prisma da Contingent Resourced-Based Theory, foi proposto um modelo conceitual que foi testado por meio da Modelagem de Equações Estruturais. A amostra é composta por 244 empreendedoras do Triângulo Mineiro que responderam à um questionário online. Os resultados do estudo evidenciaram que o uso de mídias sociais como ferramenta de gestão tem um efeito positivo no capital social online das empreendedoras e que este, por sua vez, impacta positivamente no desempenho financeiro e não financeiro dos empreendimentos. Ademais, como uma contribuição original desta pesquisa, identificou-se que estas relações são moderadas pelo nível de competência social das empreendedoras, ou seja, quanto maior o nível de competência social das empreendedoras, mais forte é o efeito do uso de mídias sociais no capital social online e do capital social online no desempenho dos empreendimentos. Esses achados são relevantes pois, como a competência social pode atuar como recurso complementar ao uso de mídias sociais e é passível de ser treinada e desenvolvida, é possível que as contribuições deste estudo ajudem a pensar diretrizes de ações e políticas que promovam melhores condições para as empreendedoras prosperarem em seus empreendimentos.
Abstract: Female entrepreneurship is a worldwide phenomenon that has regional and global impacts, as much in the economy as in social and human development. Among the factors that have contributed to the creation of businesses by women, especially in developing countries, are social media. In this context, the aim of this study was to investigate how the effects of the use of social media on online social capital and of the online social capital on the performance of female business varies according to the level of social competence of female entrepreneurs. Therefore, a quantitative and descriptive research approach was adopted. Based on the literature and under the prism of the Contingent Resourced-Based Theory, a conceptual model was proposed and tested using Structural Equation Modeling. The sample is composed of 244 entrepreneurs from Triângulo Mineiro who answered an online questionnaire. The results of the study showed that the use of social media as a management tool has a positive effect on the online social capital of female entrepreneurs and that this, in turn, positively impacts the financial and non-financial performance of the ventures. Furthermore, as an original contribution of this research, it was identified that these relationships are moderated by the level of social competence of women entrepreneurs, that is, the higher the level of social competence of women entrepreneurs, the stronger the effect of the use of social media on capital online social capital and of the online social capital on enterprise performance. These findings are relevant because, since social competence can act as a complementary resource to the use of social media and is likely to be trained and developed, it is possible that the contributions of this study help to think of guidelines for actions and policies that promote better conditions for entrepreneurs thrive in their ventures.
Palabras clave: Empreendedorismo feminino
Mídias Sociais
Capital Social Online
Desempenho Financeiro
Desempenho Não Financeiro
Competência Social
Regionalidade
Female Entrepreneurship
Social Media
Regionality
Online Social Capital
Social Competence
Financial Performance
Non-Financial Performance
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Administração
Cita: MATUMOTO, Polyana Alvarenga. Uso de mídias sociais, capital social online e desempenho a partir da moderação da competência social: um estudo com empreendedoras do Triângulo Mineiro. 2023. 144f. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.184
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.184
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37788
Fecha de defensa: 27-mar-2023
Aparece en las colecciones:TESE - Administração

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