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ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-2439-6735
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Title: Trajetórias do Trabalho de Pedagogo Técnico Administrativo na Educação Superior da Universidade Federal de Uberlândia-UFU (1995-2020)
Alternate title (s): Work pathways of the Technical-Administrative Pedagogist in Higher Education at the Federal University of Uberlândia - UFU (1995-2020)
Author: Rocha, Vânia Amaral da
First Advisor: Morais, Sérgio Paulo
First member of the Committee: Ferreira, Liliana Soares
Second member of the Committee: Brettas, Anderson Claytom Ferreira
Third member of the Committee: Previtali, Fabiane Santana
Fourth member of the Committee: Netto, Mario Borges
Summary: A presente tese está inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/Faced/UFU) e vinculada à linha de pesquisa Trabalho, Sociedade e Educação – TSE. O problema aqui discutido surgiu a partir das seguintes indagações: por que se tem um pequeno quantitativo de pedagogos técnico-administrativos na Educação Superior da UFU? Por que grande parte da comunidade acadêmica desconhece a existência do cargo em questão e o trabalho que esse profissional desenvolve na instituição? A partir dessas questões iniciais e de seus desdobramentos, foram investigadas as experiências profissionais vividas por pedagogos e pedagogas e percebidas por gestores e gestoras da universidade, propondo-se os seguintes objetivos: recompor, por meio da investigação empírica, o processo histórico das condições sociais em que o(a) pedagogo(a) se constituiu como trabalhador(a) na Educação Superior da UFU; compreender qual o trabalho do(da) pedagogo(a) na universidade, por que e de que forma ele o realiza; além do significado desse trabalho na percepção dos(das) gestores(as). A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa, realizada por meio de técnicas advindas da História Oral, o que permite adentrar no processo social do objeto de estudo tomando por base os depoimentos dos sujeitos participantes. Dessa forma, foi possível interpretar saberes e experiências que se constituem em diferentes percepções, ressignificando cada trajetória por meio das narrativas provindas dos pedagogos e pedagogas que trabalham nesta universidade. A temática está ancorada nas ideias de teóricos de base como Marx; Marx e Engels; Mészarós; Oliveira; Saviani; Thompson; e ainda em autores contemporâneos, fundamentais para se compreender o objeto de pesquisa. Para a análise das narrativas, foi feita uma leitura interpretativa-compreensiva. Foram entrevistadas 11 pessoas, quatro pedagogos (três homens e uma mulher) e sete gestores (dois homens e cinco mulheres) da UFU. As experiências narradas validaram a relevância da pesquisa e motivaram o estudo. A partir da análise dessas narrativas, compreendeu-se que a constituição das trajetórias em tela exige, sim, a ressignificação defendida nesta tese. As vozes que ecoaram, originárias dos profissionais entrevistados, permitiram-nos conhecer e compreender as inquietações desses técnicos administrativos, que demonstraram frustração por não desenvolverem as atividades específicas atribuídas a seu cargo. Assim, foi possível desvelar uma parte ampla e complexa da trama de saberes e práticas da formação em Pedagogia que não se efetiva na prática profissional nesta instituição. Ao final, munidos de evidências substanciais, foram realizadas propostas no intuito de responder com alternativas e possibilidades capazes de gerar melhorias no trabalho dos(das) pedagogo(as) técnicos administrativos da UFU, o que também influencia diretamente na qualidade do ensino nesta universidade.
Abstract: This thesis is part of the Graduate Program in Education of the Faculty of Education of the Federal University of Uberlândia (PPGED/Faced/UFU) and associated to the line of research Trabalho, Sociedade e Educação – TSE. The problem discussed here arose from the following questions: why do we have a small number of technical-administrative pedagogues in Higher Education at UFU? Why is much of the academic community unaware of the existence of the position in question and the work that this professional develops in the institution? Based on these initial questions and their consequences, the professional experiences lived by pedagogues and pedagogues and perceived by managers of the university were investigated, proposing the following objectives: to recompose, through empirical research, the historical process of the social conditions in which the pedagogue constituted himself as a worker in Higher Education at UFU; to understand what the pedagogue's work is at the university, why and how he/she performs it; in addition to the meaning of this work in the perception of managers. The methodological approach used was qualitative, carried out by techniques from Oral History, which allows us to enter the social process of the object of study based on the testimonies of the participating subjects. Thus, it was possible to interpret knowledge and experiences that constitute different perceptions, reframing each trajectory through the narratives coming from the pedagogues and pedagogues who work at this university. The theme is anchored in the ideas of basic theorists such as Marx; Marx and Engels; Mészarós; Oliveira; Saviani; Thompson; and also in contemporary authors, fundamental to understand the object of research. For the analysis of the narratives, an interpretive-comprehensive reading was made. Eleven people were interviewed, four pedagogues (three men and one woman) and seven managers (two men and five women) from UFU. The experiences narrated validated the relevance of the research and motivated the study. From the analysis of these narratives, it was understood that the constitution of the trajectories in question requires, yes, the resignification defended in this thesis. The voices that echoed, originating from the professionals interviewed, allowed us to know and understand the concerns of these administrative technicians, who showed frustration for not developing the specific activities attributed to their position. Thus, it was possible to unveil a broad and complex part of the web of knowledge and practices of training in Pedagogy that is not effective in professional practice in this institution. In the end, with substantial evidence, proposals were made in order to respond with alternatives and possibilities capable of generating improvements in the work of UFU's administrative technicians, which also directly influences the quality of teaching at this university.
Keywords: Educação
Pedagogo
Ensino superior
Universidade Federal de Uberlândia
História Oral
Trabalho Administrativo
Pedagogue
Higher education
Universidade Federal de Uberlândia
Oral history
Administrative work
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: ROCHA, Vânia Amaral da. Trajetórias do Trabalho de Pedagogo Técnico Administrativo na Educação Superior da Universidade Federal de Uberlândia-UFU (1995-2020). 2023. 219 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, 2023. DOI Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.42.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.42
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37727
Date of defense: 15-Feb-2023
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