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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37715
ORCID: | http://orcid.org/0009-0009-5224-8116 |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Tomadas de posição (de)flagradas no processo de (re)escrita de textos acadêmico-universitários do gênero dissertação de mestrado: (im)possíveis efeitos de correções e de marcas de revisão |
Alternate title (s): | Positions-taken (de)flagrated in the process of (re)writing academic-university texts of the genre master's dissertation: (im)possible effects of corrections and revision marks |
Author: | Almeida, Hellen Cristine |
First Advisor: | Tavares, Carla Nunes Vieira |
First member of the Committee: | Leite, João de Deus |
Second member of the Committee: | Brito, Cristiane Carvalho de Paula |
Summary: | As interrogações iniciais desta dissertação de mestrado surgiram das experiências desta pesquisadora com a revisão de textos acadêmico-universitários e das suas inquietações ao observar o enlace de cada pesquisador em formação, especialmente na pós-graduação, com o processo de produção de seu texto. Tais inquietações conduziram-nos a discussões sobre os (im)possíveis efeitos das correções e das marcas de revisão na (re)escrita de versões de dissertações de mestrado. Trata-se de uma pesquisa interpretativista, que se ampara na perspectiva de estudos discursivos franco-brasileiros e em alguns pressupostos e conceitos psicanalíticos. A partir disso, aprofundamos nossas reflexões sobre texto e escrita; também abordamos a noção de heterogeneidade (AUTHIER-REVUZ, 1990), por considerarmos importante discutir as filiações discursivas que o pesquisador em formação empreende (ou não) para constituir seu texto. Compreendemos, ainda, que não há discurso que não seja constituído por inúmeros outros discursos ou já-ditos (PÊCHEUX, 1997). Dito isso, esta pesquisa buscou discutir em que medida correções e marcas de revisão produzidas em textos do gênero dissertação de mestrado podem indiciar um possível acirramento das tomadas de posição do pesquisador em formação frente à escrita de seu texto. A partir do desdobramento desse objetivo geral, delineamos, como objetivos específicos, rastrear o corpus da pesquisa no sentido de: a) investigar a recorrência de determinadas dificuldades de escrita nas dissertações analisadas; e b) analisar em que medida alguns pesquisadores em formação são afetados, ou não, pelos comentários feitos pela revisão, de modo a apontar para o acirramento das tomadas de posição em relação ao seu texto. Elegemos a hipótese de que no processo de (re)escrita de textos acadêmico-universitários, em alguns casos, correções e marcas de revisão podem ter o efeito de oportunizar um possível acirramento das tomadas de posição de um pesquisador em formação, na medida em que produza efeitos de interrogação ao sujeito quanto à sua implicação com a escrita e resulte em um (re)posicionamento em relação ao texto. Como resultados, observamos que, em todas as intervenções realizadas pela revisão, o interdiscurso se constitui por diferentes saberes e cujo efeito se faz sentir por meio da interdiscursividade que afeta a tessitura dos textos analisados. Identificamos, também, indícios de certos movimentos de responsabilização subjetiva dos informantes pela (re)escrita de seu texto e certas discursividades que nos permitiram perceber o modo singular como cada informante se engajou na (re)escrita do seu texto. Verificamos, ainda, as dificuldades de escrita do ponto de vista formal recorrentes nos textos analisados. Evidenciamos, também, que os informantes da pesquisa parecem ter se implicado subjetivamente, de modo mais aparente, com a (re)escrita de seus textos em determinados pontos que tratam de questões relacionadas ao tema da pesquisa; porém, em outros momentos, esse investimento parece ter sido de outra ordem e se dado de forma menos intensa. |
Abstract: | The initial questions in this master's thesis arose from this researcher's experiences with the revision of academic-university texts, and from her concerns in observing the engagement of each researcher in training, especially in graduate school, with the process of producing his/her text. These concerns led us to discussions about the (im)possible effects of corrections and revision marks on the (re)writing of master's thesis versions. This is an interpretive research, based on the perspective of French-Brazilian discourse studies and some psychoanalytic assumptions and concepts. Based on this, we deepened our reflections on text and writing; we also addressed the notion of heterogeneity (AUTHIER-REVUZ, 1990), as we consider important to discuss the discursive affiliations that the researcher in training undertakes (or not) to compose his/her text. We also understand that there is no discourse that is not constituted by numerous other discourses or already-said (PÊCHEUX, 1997). Thus, this research aimed to discuss to what extent corrections and revision marks produced in texts of the Master's dissertation genre may indicate a possible intensification of the positions taken by the researcher in training when writing his/her text. From this general objective, we delineated, as specific objectives, to survey the corpus of the research in the sense of a) investigating the recurrence of certain writing difficulties in the analyzed thesis; and b) analyzing to what extent some researchers in training are affected, or not, by the comments made by the review, in order to indicate the intensification of the positions taken in their texts. As a hypothesis, we believed that in the process of writing and (re)writing academic-university texts, in some cases, corrections and revision marks may have the effect of providing opportunities for a possible intensification of the positions taken by a researcher in training, to the extent that it produces questioning effects on the subject regarding his or her involvement with writing and results in a (re)positioning in relation to the text. As result, we observed that in all the interventions made by the revision, the interdiscourse is constituted by different knowledge whose effect can be noted through the interdiscursivity that affects the texture of the analyzed texts. We also identified evidence of certain subjective accountability movements of the informants for the (re)writing of their text and certain discursivities that allowed us to perceive the singular way in which each informant engaged in the (re)writing of his/her text. In addition, recurrent writing difficulties from the formal point of view in the analyzed texts were verified. To this end, we evidenced that the research informants seem to have been subjectively involved, in a more apparent way, with the (re)writing of their texts at certain points that deal with issues related to the research theme; however, at other times, this investment seems to be of another order and less intense. |
Keywords: | Tomadas de posição Dissertações de mestrado Correções e marcas de revisão Positions-taken Master's thesis Corrections and revision marks |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos |
Quote: | ALMEIDA, Hellen Cristine. Tomadas de posição (de)flagradas no processo de (re)escrita de textos acadêmico-universitários do gênero dissertação de mestrado: (Im)possíveis efeitos de correções e de marcas de revisão. 2023. 155 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8029. |
Document identifier: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8029 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37715 |
Date of defense: | 28-Feb-2023 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos |
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