Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37693
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Estudo sobre as dificuldades de aprendizagem e avaliação da aplicação de metodologias ativas de ensino na disciplina de mecânica dos fluidos I |
Author: | Souza, Victor Nunes de Vital, Michelle Santos |
First Advisor: | Souza, Ana Marta de |
First member of the Committee: | Parreira, Edsonei Pereira |
Second member of the Committee: | Arantes, Luciano José |
Summary: | Para acompanhar a evolução do profissional de Engenharia, sente-se a necessidade de que os cursos de graduação em Engenharia acompanhem as mudanças do meio em que os profissionais se inserem. Tal evolução pode ser conquistada por meio de reformas educacionais que visam quebrar os paradigmas do currículo conservador e partir para caminhos que eduquem os estudantes de maneira atualizada e compatível com os desafios do mundo tecnológico. A evasão evidencia diversos problemas que envolvem a trajetória dos discentes, como o aniquilamento do sentimento de turma por conta das inúmeras diferenças entre os estudantes e seus ritmos de estudos, falta de perspectiva no mercado, reprovações consecutivas e frequentes e dificuldade de adaptação às aulas e a organização da estrutura universitária. As metodologias ativas são alternativas para que o ensino dentro e fora de sala de aula seja otimizado e as barreiras e dificuldades sejam eliminadas, fazendo frente à transformação do ensino tradicional para um modelo que se relaciona entre conhecimentos e habilidades, sejam elas cognitivas ou interpessoais. Esse trabalho tem como foco a análise, na perspectiva discente, das principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes ao cursar a disciplina de Mecânica dos Fluidos 1 nos cursos de graduação da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEMEC) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e, também, analisar e entender os resultados da aplicação de metodologias ativas nessa disciplina. Para criar uma conexão direta com os discentes, realizou-se a coleta das respostas dos estudantes por meio de um formulário construído e divulgado na plataforma Google Formulários, nos moldes de uma pesquisa do tipo survey descritiva. Através dos resultados, observou-se que 86,6% dos estudantes respondentes consideram a metodologia de ensino aplicada pela professora eficaz e, até mesmo, muito eficaz. Os resultados de desempenho da turma do semestre 2021/2, quando comparados ao semestre 2019/2, são consideravelmente melhores, com foco especial à queda do número de reprovações (-100%), desistências (-75%) e trancamentos (-100%), bem como no aumento da média de notas da turma (+13,59%), evidenciando uma boa resposta à condução da disciplina. |
Abstract: | In order to follow the evolution of the Engineering professional, there is a need for the initiation courses in Engineering to follow the changes in the environment in which the professionals are inserted. Such an evolution can be achieved through educational reforms that aim to break the paradigms of the conservative curriculum and set out on paths that educate students in an up-to-date manner that is compatible with the challenges of the technological world. Evasion highlights several problems that involve the students trajectory, such as the annihilation of the class feeling due to the numerous differences between students and their study rhythms, lack of market prospects, consecutive and frequent failures, and difficulty in adapting to classes and the organization of the university structure. Active methodologies are alternatives so that teaching inside and outside the classroom is optimized and barriers and difficulties are eliminated, facing the transformation from traditional teaching to a model that relates knowledge and skills, whether cognitive or interpersonal. This work focuses on the analysis, from the students perspective, of the main difficulties faced by students when taking the subject Mechanics of fluids 1 in the undergraduate courses of the Faculty of Mechanical Engineering (FEMEC) of the Federal University of Uberlândia (UFU) and also to analyze and understand the results of applying active methodologies in this subject. To create a direct connection with the students, it was carried out the collection of the students answers through a form built and published in the Google Forms platform, in the molds of a descriptive survey type research. Through the results, it was observed that 86.6% of the responding students consider the teaching methodology applied by the teacher effective, or even very effective. The performance results of the class of the semester 2021/2, when compared to the semester 2019/2, are considerably better, with special focus on the decrease in the number of failures (-100%), dropouts (-75%) and withdrawals (-100%), as well as on the increase in the average grade of the class (+13.59%), evidencing a good response to the conduct of the discipline. |
Keywords: | Engenharia Ensino |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::MECANICA DOS FLUIDOS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | SOUZA, Victor Nunes; VITAL, Michelle Santos. Estudo sobre as dificuldades de aprendizagem e avaliação da aplicação de metodologias ativas de ensino na disciplina de Mecânica dos Fluidos I. 2023. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37693 |
Date of defense: | 1-Feb-2023 |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Mecânica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EstudoSobreDificuldades.pdf | TCC | 951.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.