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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37682
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-3615-4514 |
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | A lenição da oclusiva alveolar não vozeada por brasileiros aprendizes de Inglês como L2. |
Título(s) alternativo(s): | The voiceless alveolar stop lenition by Brazilian learners of English as L2. |
Autor(es): | Santos, Mariana Souza |
Primeiro orientador: | Magalhães, José Sueli de |
Primeiro membro da banca: | Guimarães, Daniela Mara Lima Oliveira |
Segundo membro da banca: | Córdula, Maíra Sueco Maegava |
Resumo: | O objetivo desta dissertação é investigar a lenição da oclusiva alveolar não vozeada /t/ em posição intervocálica no interior da palavra produzida por brasileiros aprendizes de inglês como segunda língua (L2), como ocorre, por exemplo, em whatever [wʌtˈɛvɚ] [wʌɾˈɛvɚ] [wʌˈɛvɚ]. Consequentemente, devido à diferença da distribuição alofônica nas duas línguas, uma pergunta que se faz relevante é: como a lenição do /t/ intervocálico é processada por aprendizes brasileiros de inglês como L2? Tal questionamento foi investigado à luz de dois modelos fonológicos: a fonologia gerativa (CHOMSKY; HALLE, 1968) e a fonologia de uso (BYBEE, 2016). A lenição do /t/ foi determinada como a variável dependente, que apresenta a possível trajetória de lenição: (0) [t] não reduzido, (1) tepe alveolar [ɾ], (2) oclusiva glotal [ʔ] e (3) apagamento [Ø]. Para atingirmos os objetivos estabelecidos, determinamos 7 variáveis independentes, sendo 4 intralinguísticas: vogais adjacentes, categoria gramatical, item lexical e frequência do item lexical e 3 extralinguísticas: nível de proficiência, tipo de exposição ao input e indivíduo. A fim de alcançar os objetivos propostos, dados foram coletados por meio de entrevistas e aplicação de tarefas feitas com 24 alunos de duas escolas de idiomas na cidade de Montes Claros-MG. Os dados foram inicialmente avaliados em uma variável categórica. Para tal, consideramos dois níveis da nossa variável dependente: (0) para lenição ausente e (1) para lenição presente. Os dados foram classificados a partir de análise acústica feita por meio do software PRAAT (BOERSMA; WEENICK, 2021). Os resultados obtidos sugerem que a hipótese geral foi confirmada: a lenição da oclusiva alveolar não vozeada em ambiente intervocálico foi atestada na fala de aprendizes brasileiros de inglês como L2. No entanto, diferentemente do percurso proposto, apenas o estágio 1, que corresponde à produção do tepe alveolar, foi encontrado em nossos dados. Portanto, não houve nenhuma ocorrência da oclusiva glotal e nem do apagamento total do /t/, como foi inicialmente proposto. Os modelos baseados no uso, que incorporam o uso da língua assim como a gradiência fonética, nos permitiram, de forma mais abrangente, explicar a lenição do /t/ intervocálico nos dados. A redução articulatória foi comprovada por meio de representações gráficas do sinal acústico da fala. Ademais, podese afirmar que tanto condicionadores intralinguísticos quanto extralinguísticos atuaram de maneira conjunta e dinâmica para o favorecimento desse processo de redução sonora, como postula a teoria de exemplares |
Abstract: | The aim of this dissertation is to investigate the lenition of the voiceless alveolar stop /t/ in intervocalic position within the word produced by Brazilian learners of English as a second language (L2) as in whatever [wʌtˈɛvɚ] [wʌɾˈɛvɚ] [wʌˈɛvɚ]. Consequently, due to the difference in allophonic distribution in the two languages, a relevant question is: how do Brazilian learners process the lenition of intervocalic /t/? Such a question was investigated based on two phonological models: the generative phonology (CHOMSKY; HALLE, 1968) and the usage phonology (BYBEE, 2016). The /t/ lenition was determined as the dependent variable, which presents the possible lenition path: (0) unreduced [t], (1) alveolar tap [ɾ], (2) glottal stop [ʔ] and (3) deletion [Ø]. In order to achieve the established goals 7 independent variables were determined, 4 of which were interlinguistic: adjacent vowels, grammatical category, lexical item and frequency of the lexical item, and 3 extralinguistic: proficiency level, type of exposure to input and individual. In order to reach the proposed objectives, data were collected through interviews and task application with 24 students from two language schools in the city of Montes Claros-MG. The data were initially evaluated in a categorical variable. Two levels of our dependent variable were determined: (0) for absent lenition and (1) for present lenition. The data were classified from acoustic analysis performed using PRAAT software (BOERSMA; WEENINK, 2010). The results obtained suggest that the general hypothesis was confirmed: the /t/ lenition was attested in the speech of Brazilian learners. However, unlike the proposed path, only stage 1, which corresponds to the production of the alveolar tap, was found in our data. Therefore, there was no occurrence of the glottal stop and no total deletion of /t/, as initially proposed. Usage-based models, which incorporate language use as well as phonetic gradient, allowed us to explain the lenition of intervocalic /t/ in the data more comprehensively. Such articulatory reduction was verified by means of graphical representations of the acoustic speech signal. Furthermore, it can be stated that both interlinguistic and extralinguistic conditioning factors acted jointly and dynamically to favor this process of sound reduction, as postulated by the exemplar theory |
Palavras-chave: | Aquisição Lenição Inglês L2 Acquisition English Lenition |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos |
Referência: | SANTOS, Mariana Souza. A lenição da oclusiva alveolar não vozeada por brasileiros aprendizes de Inglês como L2. 2023 . 102 f. Dissertação ( Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, 2023. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.29 . |
Identificador do documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.29 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37682 |
Data de defesa: | 27-Jan-2023 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos |
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