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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-8112-9871
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: Produção acadêmica, rede científica e formação da comunidade epistêmica no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia: uma contribuição dos estudos métricos da informação
Alternate title (s): Academic production, scientific network and formation of the epistemic community in the Graduate Studies in Geography at the Federal University of Uberlândia: a contribution from metric studies of information
Producción académica, red científica y formación de la comunidad epistémica en la Posgrado en Geografía en la Universidad Federal de Uberlândia: una contribución de estudios métricos de información
Author: Souza, Kelma Patrícia de
First Advisor: Colesanti, Marlene Teresinha de Muno
First coorientator: Ramires, Julio Cesar de Lima
First member of the Committee: Araújo Sobrinho, Fernando Luiz
Second member of the Committee: Deus, João Batista de
Third member of the Committee: Soares, Beatriz Ribeiro
Fourth member of the Committee: Rodrigues, Gelze Serrat de Souza Campos
Summary: A pesquisa realizou a aplicação de técnicas dos estudos métricos da informação, para avaliação da produção acadêmica, constituída nas dissertações e teses defendidas no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia entre 2000 e 2020. Objetivou-se identificar, por meio da rede científica constituída nesse contexto, a formação da comunidade epistêmica proveniente das citações referenciadas nas produções mencionadas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória documental nos pressupostos de abordagem quantitativa, perpassando-se pelas estratégias de análise de perfil, orientadas pela bibliometria e cientometria, bem como pela apuração de indicadores de produção e de citação. As fontes de coleta de dados foram documentais, páginas eletrônicas, atas de defesa, currículo acadêmico, dissertações e teses. Diante disso, registraram-se as informações provenientes desses documentos em planilhas; enquanto para sua visualização, utilizou-se o software Gephi. Abordou-se a constituição da rede cientifica, com 44 docentes que orientaram os trabalhos, além da apresentação de resultados e discussão em torno das conexões concretizadas por estes, instituições formadoras e o programa em si. Tal relação iniciou em 1997, ano de aprovação para criação do curso de mestrado — o doutorado passou a ser ofertado em 2003. As dissertações e teses foram localizadas e descritas por meio dos indicadores de produção. Traçou-se também o perfil dos orientandos quanto ao sexo, nacionalidade e formação acadêmica; produção acadêmica por nível e ano; linhas de pesquisa; perfil dos orientadores; temas; e, diante desses, apontamentos para a construção de um tesauro para a área geográfica. Dentro do recorte temporal estudado, diplomaram-se 505 mestres e 206 doutores em Geografia. Em seguida, realizou-se um estudo desde as origens da formação acadêmica até o perfil profissional desses egressos. A partir dos indicadores de citação, foram constatadas 72.226 referências indicadas em produções, como livros (a maioria do total levantado) e outros canais de comunicação da informação, ocasiões em que a língua portuguesa predominou. A fim de obter consistência científica, ainda se extraíram autores pessoa(s) física(s) de modo sincrônico a 5 tipos de documentos: livro, capítulo de livro, artigo publicado em revista, dissertação e tese. Nessa metodologia, foram filtradas 49.289 referências e 59.296 autorias de um universo de 23.693 autores específicos, com Milton Santos, Roberto Lobato Corrêa e Beatriz Ribeiro Soares, dentre os mais citados. Por fim, apresentaram-se as comunidades epistêmicas, construídas por 26 orientadores, que orientaram 10 ou mais trabalhos. Além disso, foram consideradas 289 autorias mencionadas, nessas produções, presentes nas 10 maiores quantidades de citações, distribuídos em redes de pensamento nas temáticas urbana, rural, ambiental e de ensino geográfico. A partir disso, verificou-se que a comunidade científica do PPGeo/UFU tem característica heterogênea, devido à amplitude de autorias, baixa centralização de ideias dentro de um mesmo grupo e fracionamento da rede científica em redes de pensamento. Assim, traçou-se um diagnóstico do programa, visando contribuir para consultas e orientar ações para sua expansão. Por fim, apresentou-se uma metodologia de avaliação de cursos, norteada pelos estudos métricos da informação.
Abstract: The research carried out the application of techniques of metric information studies, to evaluate academic production, constituted in the dissertations and theses defended in the Graduate Program in Geography of the Federal University of Uberlândia between 2000 and 2020. The objective was to identify, through the scientific network constituted in this context, the formation of the epistemic community from the citations referenced in the mentioned productions. To this end, an exploratory documentary research was carried out on the assumptions of a quantitative approach, going through the strategies of profile analysis, guided by bibliometrics and scientometrics, as well as the calculation of production and citation indicators. The sources of data collection were documentary, electronic pages, defense minutes, academic curriculum, dissertations and theses. Therefore, the information from these documents was recorded in spreadsheets; while for its visualization, the Gephi software was used. We addressed the constitution of the scientific network, with 44 teachers who guided the work, in addition to presenting results and discussion around the connections made by these, training institutions and the program itself. This relationship began in 1997, the year the creation of the master's degree course were approved — the doctorate began to be offered in 2003. Dissertations and theses were located and described through production indicators. The profile of the students was also drawn regarding sex, nationality and academic background; academic production by level and year; lines of research; profile of the advisors; themes; and, in view of these, notes for the construction of a thesaurus for the geographical area. Within the time frame studied, 505 masters and 206 PhDs in Geography were graduated. Then, a study was carried out from the origins of academic training to the professional profile of these graduates. From the citation indicators, 72,226 references indicated in productions were found, such as books (most of the total raised) and other information communication channels, occasions in which the Portuguese language predominated. In order to obtain scientific consistency, authors were also extracted physical person(s) in a synchronous manner from 5 types of documents: book, book chapter, article published in a journal, dissertation and thesis. In this methodology, 49,289 references and 59,296 authors from a universe of 23,693 specific authors were filtered, with Milton Santos, Roberto Lobato Corrêa and Beatriz Ribeiro Soares, among the most cited. Finally, the epistemic communities were presented, built by 26 advisors, who guided 10 or more studies. In addition, 289 authors mentioned in these productions were considered, present in the 10 largest quantities of citations, distributed inthought networks in urban, rural, environmental and geographic education themes. From this, it was found that the scientific community of PPGeo/UFU has a heterogeneous characteristic, due to the breadth of authorship, low centralization of ideas within the same group and fractionation of the scientific network into networks of thought. Thus, a diagnosis of the program was drawn up, aiming to contribute to consultations and guide actions for its expansion. Finally, a course evaluation methodology was presented, guided by metric information studies.
Keywords: Produção científica
Redes
Dissertações
Teses
Bibliometria
Cientometria
Comunidade epistêmica
Redes de pensamento
Geografia
Scientific production
Networks
Dissertations
Theses
Bibliometrics
Scientometrics
Epistemic community
Networks of thought
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::METODOS QUANTITATIVOS. BIBLIOMETRIA
Subject: Geografia
Bibliometria
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Geografia
Quote: SOUZA, Kelma Patrícia de. Produção acadêmica, rede científica e formação da comunidade epistêmica no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia: uma contribuição dos estudos métricos da informação. 2023. 320 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.6004.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.6004
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37678
Date of defense: 23-Mar-2023
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