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ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-2112-7273
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: Caetanoel: educação sentimental no mundo das canções
Título(s) alternativo(s): Caetanoel: sentimental education in the world of songs
Autor(es): Andrade, Ênio Bernardes de
Primeiro orientador: Pereira, Kênia Maria de Almeida
Primeiro coorientador: Oliveira, Leonardo Davino de
Primeiro membro da banca: Frias, Joana Matos
Segundo membro da banca: Lima, Elizabeth Gonzaga de
Terceiro membro da banca: Soares, Leonardo Francisco
Quarto membro da banca: Laurentiz, Luiz Carlos de
Quinto membro da banca: Ribeiro, Nuno Manna Nunes Côrtes
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto o estudo sobre diálogos intertextuais entre a obra cancional de Caetano Veloso e o cancioneiro de Noel Rosa, buscando investigar a singularidade deste caso, instaurado na educação sentimental de Veloso, e cujos desdobramentos oscilam entre a celebração e o conflito. Em torno da relação entre os dois cancionistas, são discutidos temas mais amplos, como o processo de formatação da canção no Brasil associada às gravações em mídia, o desenvolvimento de uma lírica própria do campo cancional e a presença das canções gravadas nas vidas individuais e coletivas das diferentes gerações, desde a década de 1930, passando a compor suas identidades e memórias afetivas. O conceito de “educação sentimental” é tomado a partir de José Miguel Wisnik (2004), compreendendo a canção difundida em mídias como um “saber poético-musical” que, no caso de Caetano Veloso, abarca a presença de Noel Rosa no mundo auditivo de sua infância em Santo Amaro, no rádio e nos discos, na voz materna, nas reflexões do pai, no canto da irmã Maria Bethânia e na própria voz. São propostas análises comparadas entre canções dos dois autores, partindo de diálogos estabelecidos por Caetano Veloso com Noel Rosa, por meio de jogos intertextuais, em derivações, paródias, colagens, apropriações e respostas, como no caso da emblemática canção-manifesto “Tropicália” (1968), criada a partir do samba noelino “São coisas nossas” (1932). A ligação entre Veloso e Rosa, mesmo quando em confronto, aponta para um modo de ser comum a ambos, os quais, cada um em seu tempo, construíram suas trajetórias de maneira desenquadrada dos padrões sociais e estéticos estabelecidos. A partir das análises cancionais, discute-se a ideia de que, ao dialogar repetidas vezes com Noel Rosa, Caetano Veloso aponta para uma visão crítica da tradição que o formou, por meio de movimentos construídos de dentro da própria série cancional, atualizando-a, ampliando-a, confrontando-a, transgredindo-a, tratando-a como força presente na perspectiva “síncrono-diacrônica” de uma “tradição transtemporal”, conforme a acepção de Campos (2006). A metodologia comparativa utilizada integra as construções poéticas, musicais, entoativas, performativas e fonográficas, abarcando a interação entre letra, melodia, performance vocal e corporal, harmonia e arranjos instrumentais, construções sonoras em estúdio, capas de discos, situação das faixas no contexto dos álbuns, intertextos com a série cancional e com outras linguagens. O arcabouço teórico se vale, dentre outros autores, da própria atuação de Caetano Veloso como artista-crítico, dos conceitos semióticos de Tatit (1996), de trabalhos sobre a canção e o samba em Wisnik (2004), Campos (1974), Máximo e Didier (1990) e Sandroni (2012), de estudos sobre a vocalidade em Zumthor (2010) e Cavarero (2011), a intermidialidade e a intertextualidade em Compagnon (1996) e Hutcheon (1995), a tradição e a transgressão em Campos (2006) e Foucault (2009).
Abstract: This research has as its object the study of intertextual dialogues between the song work of Caetano Veloso and the songbook of Noel Rosa, seeking to investigate the uniqueness of this case, established in Veloso's sentimental education which developments oscillate between celebration and conflict. About the relationship between the two songwriters, broader themes are discussed, such as the song formatting process in Brazil associated with media recordings, the development of a lyric characteristic of the song field and the presence of songs recorded in the individual and collective lives of different generations, since the 1930s, starting to compose their identities and affective memories. The concept of “sentimental education” is taken from José Miguel Wisnik (2004), understanding the song disseminated in the media as a “poetic-musical knowledge”, that in the case of Caetano Veloso, encompasses the presence of Noel Rosa in the auditory world of his childhood in Santo Amaro, on the radio and records, in his mother's voice, in his father's reflections, in his sister Maria Bethânia's singing and in his own voice. Comparative analyzes are proposed between songs by the two authors, starting from dialogues established by Caetano Veloso with Noel Rosa through intertextual games, in derivations, parodies, collages, appropriations and responses, as in the case of the emblematic song-manifest “Tropicália” (1968), created from Noel’s samba “São Coisas Nossas” (1932). The connection between Veloso and Rosa, even when they are in conflict, points to a way of being common to both, each in their own time, built their trajectories in a manner that was out of step with established social and aesthetic standards. Based on the song analyses, the idea is discussed that by repeatedly dialoguing with Noel Rosa, Caetano Veloso points to a critical view of the tradition that formed him through movements built from within the song series itself, updating it, expanding it, confronting it, transgressing it, treating it as a force present in the “synchronous-diachronic” perspective of a “transtemporal tradition”, according to the meaning of Campos (2006). The comparative methodology used integrates poetic, musical, intonation, performance and phonographic constructions, encompassing the interaction between lyrics, melody, vocal and corporal performance, harmony and instrumental arrangements, sound constructions in the studio, album covers, situation of the tracks in the context of the albums, intertexts with the song series and with other languages. The theoretical framework draws on, among other authors, Caetano Veloso's performance as an artist-critic, the semiotic concepts of Tatit (1996), researches about song and samba by Wisnik (2004), Campos (1974), Máximo and Didier (1990) and Sandroni (2012), studies on vocality by Zumthor (2010) and Cavarero (2011), intermediality and intertextuality by Compagnon (1996) and Hutcheon (1995), tradition and transgression by Campos (2006) and Foucault (2009).
Palavras-chave: Canção
Song
Caetano Veloso
Noel Rosa
Intertextualidade
Intertextuality
Tradição
Tradition
Literatura
Literature
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Literários
Referência: ANDRADE, Ênio Bernardes de. Caetanoel: educação sentimental no mundo das canções. 2023. 219 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.164.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.164
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37646
Data de defesa: 28-Fev-2023
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