Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37631
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-3668-6741
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Estoque de carbono em áreas de diferentes potenciais produtivos
Autor(es): Souto, Felipe Pereira
Primeiro orientador: Hurtado, Sandro Manuel Carmelino
Primeiro coorientador: Batista, Araína Hulmann
Terceiro membro da banca: Nunes, Breno Yuri Costa
Resumo: A matéria orgânica do solo (MOS) impacta na qualidade do solo e do ambiente. O seu estudo auxilia no manejo do carbono e ao gerenciamento das lavouras em favor de sistemas mais produtivos e sustentáveis. Na presença de variação espacial da MOS, auxilia na definição de zonas homogêneas (ZH). Objetivou-se, a partir deste trabalho, validar os teores do estoque de carbono no solo em locais ou zonas com diferentes potenciais produtivos pertencentes a um mesmo talhão. O trabalho foi conduzido na Fazenda Experimental Capim Branco, no município de Uberlândia, em área de 25 hectares cultivada com grãos sob sequeiro. Na área foram definidas, previamente, três zonas homogêneas de diferentes potenciais produtivos. As mesmas foram geradas seguindo uma malha amostral de 50 pontos para coleta de atributos de solo e planta. Na área foram coletadas amostras de solo indeformada e deformadas, nas profundidades de 0 - 0,2 m, 0,2 - 0,4 m e 0,4 - 0,6 m. As coletas foram realizadas nas três ZH, considerando quatro repetições. Para cada ZH foram considerados a coleta de quatro pontos da malha amostral. A partir das amostras indeformadas foi realizada análise de densidade aparente do solo (Ds) e a partir das amostras deformadas, a análise dos teores de carbono orgânico no solo (C-org). A partir dos dados foi possível determinar o estoque de carbono no solo (Est-C) no perfil do solo e para cada ZH. Os resultados demonstram que a definição de zonas homogêneas de acordo com o potencial produtivo não acompanhou os resultados encontrados para o estoque de carbono no perfil do solo. Zonas homogêneas de menores potenciais produtivos podem representar estoque de carbono até 18% inferior em relação ao registrado para zonas de maiores potencias produtivos.
Palavras-chave: Unidades de gestão diferenciada
Differentiated management units
Matéria orgânica
Organic matter
Física do solo
Soil physics
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::CIENCIA DO SOLO::MANEJO E CONSERVACAO DO SOLO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SOUTO, Felipe Pereira. Estoque de carbono em áreas de diferentes potenciais produtivos. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37631
Data de defesa: 24-Jan-2023
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstoqueCarbonoÁreas.pdf1.17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.