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dc.creatorBarcellos, Fernando Borges-
dc.date.accessioned2023-03-27T21:35:22Z-
dc.date.available2023-03-27T21:35:22Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.citationBARCELLOS, Fernando Borges. Otelo e Circuito Iago: Metáforas no processo de transcriação da tragédia em dança. 2023. 306 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.157.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37611-
dc.description.abstractIn this thesis in five acts, an autoethnography (FORTIN, 2009), I analysed the creation process of my own solo dance performance Circuito Iago (Iago’s Circuit) as an intersemiotic translation of Othello, a tragedy by William Shakespeare. Such translation was investigated as a transcreation, concept by Haroldo de Campos (2015, 2006). In order to contribute to this approach, I used the notion of translation as manipulation according to Aslanov (2015). Based on the principle that, in the transcreation process, the transcreator’s choices – in this thesis understood as a Machiavellian choreographer – are always revealing, I analysed my choices in the process mentioned. This analysis conducted to the notions of Apollonian images and Dionysian pathologies, shaped after the conceptions of the tragic by, among others, Nietzsche (2013), Szondi (2004) and Lesky (2003). One of the hypotheses of this work is that the choreographic strategies that I use in my transcreation processes can be studied as metaphors, which are, in turn, composed by images and pathologies. The dramaturgy of Circuito Iago would be, thus, constituted of metaphors whose meanings may vary depending on the experience of the spectator. In order to weave the notions that I used in this thesis, I recurred to, besides the references already cited, the discussions of thinkers from contemporary dance (LEPECKI, 2017, 2016a, 2016b; LOUPPE, 2012; ROCHA, 2016), metaphor (RICŒUR, 2005, 2003, 1978; LAKOFF & JOHNSON, 2003, 1999), philosophy (DERRIDA, 2014, 1992, 1988; BLANCHOT, 2010, 2005; AGAMBEN, 2009; DELEUZE, 1997), and Shakespearean studies (JACOBSEN, 2009; NEILL, 2008; KOTT, 2003; MOISAN, 2002).pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectShakespearept_BR
dc.subjectdança contemporâneapt_BR
dc.subjecttranscriaçãopt_BR
dc.subjecttrágicopt_BR
dc.subjectmetáforaspt_BR
dc.subjectcontemporary dancept_BR
dc.subjecttranscreationpt_BR
dc.subjecttragicpt_BR
dc.subjectdance dramaturgypt_BR
dc.titleOtelo e Circuito Iago: Metáforas no processo de transcriação da tragédia em dançapt_BR
dc.title.alternativeOthello and Iago’s Circuit: Metaphors in the process of transcreating tragedy into dancept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-co1Aguiar, Daniella de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3089944755374031pt_BR
dc.contributor.advisor1Soares, Leonardo Francisco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8507310300864306pt_BR
dc.contributor.referee1Aquino, Rita Ferreira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5240821226589435pt_BR
dc.contributor.referee2Alexandre, Marcos Antônio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6660342017209730pt_BR
dc.contributor.referee3Andrade, Paulo Fonseca-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0032062367504361pt_BR
dc.contributor.referee4Ribeiro, Ivan Marcos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6091564611629240pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0212216056662038pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoNesta tese em cinco atos, uma autoetnografia (FORTIN, 2009), analisei o processo de criação da performance de dança solo Circuito Iago, de minha autoria, como uma tradução intersemiótica de Otelo, tragédia de William Shakespeare. Tal tradução foi investigada como uma transcriação, conceito de Haroldo de Campos (2006, 2015). Para contribuir com essa abordagem, utilizei a noção de tradução como manipulação segundo Aslanov (2015). Partindo do princípio de que, no processo de transcriação, as escolhas do transcriador – nesta tese entendido como um coreógrafo maquiavélico – são sempre reveladoras, analisei minhas escolhas no referido processo. Tal análise conduziu às noções de imagens apolíneas e patologias dionisíacas, cunhadas a partir das concepções de trágico de, entre outros, Nietzsche (2013), Szondi (2004) e Lesky (2003). Uma das hipóteses deste trabalho é a de que as estratégias coreográficas que utilizo em meus processos de transcriação podem ser estudadas como metáforas, as quais são, por sua vez, compostas de imagens e patologias. A dramaturgia de Circuito Iago seria, desse modo, constituída de metáforas cujos sentidos podem variar dependendo da experiência do espectador. Para tecer as noções que utilizei nesta tese, recorri, além das referências já citadas e outras suplementares, às discussões de pensadores da dança contemporânea (LEPECKI, 2017, 2016a, 2016b; LOUPPE, 2012; ROCHA, 2016), da metáfora (RICŒUR, 2005, 2003, 1978; LAKOFF & JOHNSON, 2003, 1999), da filosofia (DERRIDA, 2014, 1992, 1988; BLANCHOT, 2010, 2005; AGAMBEN, 2009; DELEUZE, 1997) e dos estudos shakespearianos (JACOBSEN, 2009; NEILL, 2008; KOTT, 2003; MOISAN, 2002).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.sizeorduration306pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.157pt_BR
dc.orcid.putcode131728880-
dc.crossref.doibatchid03d4b929-876a-43f4-a9d8-3c2ba837f5f4-
dc.subject.autorizadoLiteraturapt_BR
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