Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37589
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-4806-9686 |
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | O Conhecimento de Botânica nos documentos da Educação e no planejamento do professor: Elaboração de um produto educacional que reúne ideias para o ensino utilizando plantas |
Título(s) alternativo(s): | Knowledge of botany in education documents and in teacher planning: Elaboration of an educational product that gathers ideas for teaching using plants |
Autor(es): | Ferreira, Miriam Aparecida |
Primeiro orientador: | Oliveira, Renata Carmo de |
Primeiro membro da banca: | Tavares Júnior, Melchior José |
Segundo membro da banca: | Custódio, Luciana Nascimento |
Resumo: | A presente pesquisa se propõe a estudar os documentos fomentadores da educação brasileira contemporânea, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), de 1998, e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de 2018, especificamente no que concerne ao planejamento de aulas de Ciências relacionadas ao conteúdo de Botânica. O primeiro capítulo traz o aporte teórico acerca da Botânica em documentos marcos reguladores do ensino brasileiro. Essa reflexão foi realizada a partir da análise dos citados documentos organizadores da educação brasileira contemporânea, fato que viabilizou a realização de um levantamento de dados a partir de uma pesquisa sobre o perfil do docente da disciplina de Ciências, especificamente no que concerne aos saberes relacionados à Botânica. Por meio de um questionário, os dados coletados foram analisados e descritos no segundo capítulo, procurando compreender as concepções dos professores do Ensino Fundamental II sobre o planejamento e o ensino de Botânica. Ao final desse estudo, foi possível visualizar uma proposta de trabalho que apresenta, de forma construtiva, determinados conhecimentos oriundos da Botânica mediante os parâmetros apresentados na BNCC. Com isso, foi possível compreender em que ponto o planejamento é um facilitador para a prática didática docente e se os professores participantes possuem autonomia em abordar a Botânica utilizando metodologias inovadoras seguindo a proposta do material didático e a BNCC. Dessa forma, a presente pesquisa propõe, no terceiro capítulo, elaborar, aplicar e avaliar um produto educacional como fonte de ideias inspiradoras para que os docentes possam elaborar planejamentos e atividades botânicas. O produto foi enviado para análise dos professores de Ciências da rede pública e privada, a fim de avaliarem-no para fins de estudo e verificarem se o mesmo pode ser um facilitador no preparo de planejamentos e aulas. Os resultados dessa avaliação foram analisados e discutidos no capítulo três dessa dissertação. |
Abstract: | The present research proposes to study the documents that promote contemporary Brazilian education, such as the National Curricular Parameters (PCN), from 1998, and the National Common Curricular Base (BNCC), from 2018, specifically with regard to the planning of Science classes. related to Botany content. The first chapter brings the theoretical contribution about Botany in regulatory landmark documents of Brazilian education. This reflection was carried out from the analysis of the aforementioned organizing documents of contemporary Brazilian education, a fact that made it possible to carry out a data collection based on a research on the profile of the teacher of the Science discipline, specifically with regard to knowledge related to the discipline of Science. Botany. Through a questionnaire, the collected data were analyzed and described in the second chapter, trying to understand the conceptions of Elementary School II teachers about the planning and teaching of Botany. At the end of this study, it was possible to visualize a work proposal that presents, in a constructive way, certain knowledge from Botany through the parameters presented in the BNCC. With this, it was possible to understand at what point planning is a facilitator for the teaching didactic practice and if the participating teachers have autonomy in approaching Botany using innovative methodologies following the proposal of the didactic material and the BNCC. In this way, the present research proposes, in the third chapter, to elaborate, apply and evaluate an educational product as a source of inspiring ideas so that teachers can develop botanical plans and activities. The product was sent for analysis by public and private science teachers, in order to evaluate it for study purposes and verify if it can be a facilitator in the preparation of plans and classes. The results of this evaluation were analyzed and discussed in chapter three of this dissertation. |
Palavras-chave: | Planejamento Formação de professores Metodologia BNCC PCN Botânica Produto educacional Planning Teacher training Methodology BNCC NCP Botany Educational product |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Assunto: | Ciências - Estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Referência: | FERREIRA, Miriam Aparecida. O conhecimento de Botânica nos documentos da Educação e no planejamento do professor: Elaboração de um produto educacional que reúne ideias para o ensino utilizando plantas.2022.99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5374 |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5374 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37589 |
Data de defesa: | 27-Jul-2022 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ConhecimentoDeBotânica.pdf | Dissertação | 1.69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.