Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37589
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerreira, Miriam Aparecida-
dc.date.accessioned2023-03-23T19:03:19Z-
dc.date.available2023-03-23T19:03:19Z-
dc.date.issued2022-07-27-
dc.identifier.citationFERREIRA, Miriam Aparecida. O conhecimento de Botânica nos documentos da Educação e no planejamento do professor: Elaboração de um produto educacional que reúne ideias para o ensino utilizando plantas.2022.99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5374pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37589-
dc.description.abstractThe present research proposes to study the documents that promote contemporary Brazilian education, such as the National Curricular Parameters (PCN), from 1998, and the National Common Curricular Base (BNCC), from 2018, specifically with regard to the planning of Science classes. related to Botany content. The first chapter brings the theoretical contribution about Botany in regulatory landmark documents of Brazilian education. This reflection was carried out from the analysis of the aforementioned organizing documents of contemporary Brazilian education, a fact that made it possible to carry out a data collection based on a research on the profile of the teacher of the Science discipline, specifically with regard to knowledge related to the discipline of Science. Botany. Through a questionnaire, the collected data were analyzed and described in the second chapter, trying to understand the conceptions of Elementary School II teachers about the planning and teaching of Botany. At the end of this study, it was possible to visualize a work proposal that presents, in a constructive way, certain knowledge from Botany through the parameters presented in the BNCC. With this, it was possible to understand at what point planning is a facilitator for the teaching didactic practice and if the participating teachers have autonomy in approaching Botany using innovative methodologies following the proposal of the didactic material and the BNCC. In this way, the present research proposes, in the third chapter, to elaborate, apply and evaluate an educational product as a source of inspiring ideas so that teachers can develop botanical plans and activities. The product was sent for analysis by public and private science teachers, in order to evaluate it for study purposes and verify if it can be a facilitator in the preparation of plans and classes. The results of this evaluation were analyzed and discussed in chapter three of this dissertation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectPCNpt_BR
dc.subjectBotânicapt_BR
dc.subjectProduto educacionalpt_BR
dc.subjectPlanningpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectNCPpt_BR
dc.subjectBotanypt_BR
dc.subjectEducational productpt_BR
dc.titleO Conhecimento de Botânica nos documentos da Educação e no planejamento do professor: Elaboração de um produto educacional que reúne ideias para o ensino utilizando plantaspt_BR
dc.title.alternativeKnowledge of botany in education documents and in teacher planning: Elaboration of an educational product that gathers ideas for teaching using plantspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Renata Carmo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9200145359223388pt_BR
dc.contributor.referee1Tavares Júnior, Melchior José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9852264647189506pt_BR
dc.contributor.referee2Custódio, Luciana Nascimento-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3143708968261284pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3669555166191218pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa se propõe a estudar os documentos fomentadores da educação brasileira contemporânea, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), de 1998, e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de 2018, especificamente no que concerne ao planejamento de aulas de Ciências relacionadas ao conteúdo de Botânica. O primeiro capítulo traz o aporte teórico acerca da Botânica em documentos marcos reguladores do ensino brasileiro. Essa reflexão foi realizada a partir da análise dos citados documentos organizadores da educação brasileira contemporânea, fato que viabilizou a realização de um levantamento de dados a partir de uma pesquisa sobre o perfil do docente da disciplina de Ciências, especificamente no que concerne aos saberes relacionados à Botânica. Por meio de um questionário, os dados coletados foram analisados e descritos no segundo capítulo, procurando compreender as concepções dos professores do Ensino Fundamental II sobre o planejamento e o ensino de Botânica. Ao final desse estudo, foi possível visualizar uma proposta de trabalho que apresenta, de forma construtiva, determinados conhecimentos oriundos da Botânica mediante os parâmetros apresentados na BNCC. Com isso, foi possível compreender em que ponto o planejamento é um facilitador para a prática didática docente e se os professores participantes possuem autonomia em abordar a Botânica utilizando metodologias inovadoras seguindo a proposta do material didático e a BNCC. Dessa forma, a presente pesquisa propõe, no terceiro capítulo, elaborar, aplicar e avaliar um produto educacional como fonte de ideias inspiradoras para que os docentes possam elaborar planejamentos e atividades botânicas. O produto foi enviado para análise dos professores de Ciências da rede pública e privada, a fim de avaliarem-no para fins de estudo e verificarem se o mesmo pode ser um facilitador no preparo de planejamentos e aulas. Os resultados dessa avaliação foram analisados e discutidos no capítulo três dessa dissertação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration99pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5374pt_BR
dc.orcid.putcode131481501-
dc.crossref.doibatchided816a1e-65c8-4154-a716-7c2fe8cae7f3-
dc.subject.autorizadoCiências - Estudo e ensinopt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConhecimentoDeBotânica.pdfDissertação1.69 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.