Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37537
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDaud, Antônio Portilho-
dc.date.accessioned2023-03-15T13:44:20Z-
dc.date.available2023-03-15T13:44:20Z-
dc.date.issued2023-02-03-
dc.identifier.citationDAUD, Antônio Portilho. Proposta de apostila para laboratório de introdução à Física. 2022. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física Médica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37537-
dc.description.abstractFaced with the difficulties of students entering laboratory disciplines, the Physics Degree course adopted some disciplines to take students to the desired level of knowledge. Among them, the creation of the Introduction to Physics Laboratory course (INFIS31103), which seeks to teach the basic concepts of a practical experimental class. The bibliography behind what is teaching in this discipline is very heterogeneous, so this work proposed to carry out a bibliographical review unifying the content in the form of a handout. This material brought together the subjects: scientific methodology; dimensional analysis; uncertainties in measurements; making graphs and tables; and scripts for practical activities. The chapters contain suggested exercises and the scripts were previously tested and evaluated. The Introduction to Physics Laboratory discipline is, until the present moment, an exclusive feature of the Physics Degree, but it is possible to say that the material (and the discipline itself) could be useful to the courses of Medical Physics and Physics of Materials.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectPhysicspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectLaboratório de introduçãopt_BR
dc.subjectIntroduction laboratorypt_BR
dc.titleProposta de apostila para laboratório de introdução à Físicapt_BR
dc.title.alternativeSuggestion of handout for introductory Physics laboratorypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Messias, Djalmir Nestor-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8684298964022080pt_BR
dc.contributor.referee1Odashima, Mariana Mieko-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8353107167077854pt_BR
dc.contributor.referee2Cabral, Jader de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2066106105024740pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoDiante das dificuldades dos discentes ingressantes nas disciplinas de laboratório, o curso de Física Licenciatura adotou algumas disciplinas para levar os alunos ao nível de conhecimento desejado. Dentre elas, a criação da disciplina Laboratório de Introdução à Física (INFIS31103), que busca ensinar os conceitos básicos de uma aula prática experimental. A bibliografia por trás do que é ensino nessa disciplina é bem heterogênea, por isso esse trabalho se propôs a fazer uma revisão bibliográfica unificando o conteúdo na forma de uma apostila. Esse material reuniu os assuntos: metodologia científica; análise dimensional; incertezas em medidas; confecção de gráficos e tabelas; e roteiros para atividades práticas. Os capítulos contêm sugestões de exercícios e os roteiros foram testados e avaliados previamente. A disciplina Laboratório de Introdução à Física é, até o presente momento, uma exclusividade da Física Licenciatura, mas é possível dizer que o material (e a própria disciplina) poderia ser útil aos cursos de Física Médica e Física de Materiais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFísica Médicapt_BR
dc.sizeorduration73pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.orcid.putcode130940958-
Appears in Collections:TCC - Física Médica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PropostaApostilaIntrodução.pdfTCC2.43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.