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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37533
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Contribuições da história, pedagogia, mestres e professores licenciados para a formação docente no ensino do jiu-jitsu: estudo de caso |
Autor(es): | Barros, Pedro Bernardes |
Primeiro orientador: | Palafox, Gabriel Humberto Muñoz |
Primeiro membro da banca: | de Barros, Cristiano Lino Monteiro |
Segundo membro da banca: | Félix, Robson Gonçalves |
Resumo: | O presente TCC tem como objetivo identificar e descrever a visão da pedagogia, de professores licenciados e de mestres de Jiu-jítsu a respeito da modalidade, seus fundamentos metodológicos de ensino e das dificuldades da sua prática pedagógica. Para realizar este trabalho, foram utilizadas as técnicas da pesquisa bibliográfica, e a aplicação de um questionário estruturado para pessoas que atuam no ensino do Jiu-Jitsu. Tem como objetivos específicos: a) descrever os fundamentos históricos do Jiu-jitsu; b) descrever a estrutura e funcionamento da prática do Jiu-jitsu enquanto modalidade de lazer e esportiva no Brasil. c) identificar e descrever por meio da pesquisa bibliográfica os objetivos, princípios e fundamentos metodológicos de ensino do Jiu-jitsu; d) descrever e analisar a visão de professores de Jiu-jitsu, a respeito da importância e dos fundamentos da modalidade na formação de crianças e jovens por meio da aplicação de um questionário com perguntas fechadas e abertas. Ao pesquisar sobre os objetivos, os fundamentos pedagógicos do Jiu-jitsu e a visão de pesquisadores a respeito da prática pedagógica desta modalidade, foi verificado que a modalidade pode promover a aquisição de valores morais e éticos, e princípios de vida saudável e de interação social, importantes para o exercício da cidadania; que a prática pedagógica do Jiu-jitsu, exige a elaboração de um bom projeto ou plano político-pedagógico para viabilizar um ensino de qualidade, uma adequada formação pedagógica e científica, conhecimento do desenvolvimento humano de crianças e jovens, e de fundamentos lúdico-pedagógicos para a organização e a preparação do ensino. Quanto à visão de professores de Jiu-jitsu, foi observada uma concordância, em termos gerais, com as evidências encontradas na pesquisa bibliográfica, com exceção dos aspectos relacionados com a necessidade de contar ou não com a formação acadêmica em Educação Física para poder ministrar um ensino de qualidade do Jiu-jitsu. Enquanto uma das duas pessoas entrevistadas afirma a necessidade de se contar com a formação superior em Educação Física, outro afirma que não é necessário, do ponto de vista jurídico, contar com esse curso, apesar de reconhecer que é preciso estudar sobre o comportamento humano e contar com a contribuição da Educação Física para superar modelos considerados obsoletos. Durante a realização da pesquisa também foi constatada a ausência ou a dificuldade dos cursos de graduação em Educação Física, ofertarem conteúdos relacionados com a temática de lutas. |
Palavras-chave: | Jiu-jitsu Formação docente Metodologia do ensino Artes marciais |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | BARROS, Pedro Bernardes. Contribuições da história, pedagogia, mestres e professores licenciados para a formação docente no ensino do Jiu-Jitsu: estudo de caso. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37533 |
Data de defesa: | 10-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Educação Física |
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ContribuiçõesHistóriaPedagogia.pdf | TCC | 350.49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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