Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37533
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Barros, Pedro Bernardes | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-15T12:59:57Z | - |
dc.date.available | 2023-03-15T12:59:57Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-10 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Pedro Bernardes. Contribuições da história, pedagogia, mestres e professores licenciados para a formação docente no ensino do Jiu-Jitsu: estudo de caso. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37533 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Jiu-jitsu | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Metodologia do ensino | pt_BR |
dc.subject | Artes marciais | pt_BR |
dc.title | Contribuições da história, pedagogia, mestres e professores licenciados para a formação docente no ensino do jiu-jitsu: estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Palafox, Gabriel Humberto Muñoz | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9156400785591228 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | de Barros, Cristiano Lino Monteiro | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2976367371704523 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Félix, Robson Gonçalves | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9821436215975044 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente TCC tem como objetivo identificar e descrever a visão da pedagogia, de professores licenciados e de mestres de Jiu-jítsu a respeito da modalidade, seus fundamentos metodológicos de ensino e das dificuldades da sua prática pedagógica. Para realizar este trabalho, foram utilizadas as técnicas da pesquisa bibliográfica, e a aplicação de um questionário estruturado para pessoas que atuam no ensino do Jiu-Jitsu. Tem como objetivos específicos: a) descrever os fundamentos históricos do Jiu-jitsu; b) descrever a estrutura e funcionamento da prática do Jiu-jitsu enquanto modalidade de lazer e esportiva no Brasil. c) identificar e descrever por meio da pesquisa bibliográfica os objetivos, princípios e fundamentos metodológicos de ensino do Jiu-jitsu; d) descrever e analisar a visão de professores de Jiu-jitsu, a respeito da importância e dos fundamentos da modalidade na formação de crianças e jovens por meio da aplicação de um questionário com perguntas fechadas e abertas. Ao pesquisar sobre os objetivos, os fundamentos pedagógicos do Jiu-jitsu e a visão de pesquisadores a respeito da prática pedagógica desta modalidade, foi verificado que a modalidade pode promover a aquisição de valores morais e éticos, e princípios de vida saudável e de interação social, importantes para o exercício da cidadania; que a prática pedagógica do Jiu-jitsu, exige a elaboração de um bom projeto ou plano político-pedagógico para viabilizar um ensino de qualidade, uma adequada formação pedagógica e científica, conhecimento do desenvolvimento humano de crianças e jovens, e de fundamentos lúdico-pedagógicos para a organização e a preparação do ensino. Quanto à visão de professores de Jiu-jitsu, foi observada uma concordância, em termos gerais, com as evidências encontradas na pesquisa bibliográfica, com exceção dos aspectos relacionados com a necessidade de contar ou não com a formação acadêmica em Educação Física para poder ministrar um ensino de qualidade do Jiu-jitsu. Enquanto uma das duas pessoas entrevistadas afirma a necessidade de se contar com a formação superior em Educação Física, outro afirma que não é necessário, do ponto de vista jurídico, contar com esse curso, apesar de reconhecer que é preciso estudar sobre o comportamento humano e contar com a contribuição da Educação Física para superar modelos considerados obsoletos. Durante a realização da pesquisa também foi constatada a ausência ou a dificuldade dos cursos de graduação em Educação Física, ofertarem conteúdos relacionados com a temática de lutas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Educação Física | pt_BR |
dc.sizeorduration | 32 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Educação Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ContribuiçõesHistóriaPedagogia.pdf | TCC | 350.49 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License