Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37533
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorBarros, Pedro Bernardes-
dc.date.accessioned2023-03-15T12:59:57Z-
dc.date.available2023-03-15T12:59:57Z-
dc.date.issued2023-03-10-
dc.identifier.citationBARROS, Pedro Bernardes. Contribuições da história, pedagogia, mestres e professores licenciados para a formação docente no ensino do Jiu-Jitsu: estudo de caso. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37533-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectJiu-jitsupt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectMetodologia do ensinopt_BR
dc.subjectArtes marciaispt_BR
dc.titleContribuições da história, pedagogia, mestres e professores licenciados para a formação docente no ensino do jiu-jitsu: estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Palafox, Gabriel Humberto Muñoz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9156400785591228pt_BR
dc.contributor.referee1de Barros, Cristiano Lino Monteiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2976367371704523pt_BR
dc.contributor.referee2Félix, Robson Gonçalves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9821436215975044pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente TCC tem como objetivo identificar e descrever a visão da pedagogia, de professores licenciados e de mestres de Jiu-jítsu a respeito da modalidade, seus fundamentos metodológicos de ensino e das dificuldades da sua prática pedagógica. Para realizar este trabalho, foram utilizadas as técnicas da pesquisa bibliográfica, e a aplicação de um questionário estruturado para pessoas que atuam no ensino do Jiu-Jitsu. Tem como objetivos específicos: a) descrever os fundamentos históricos do Jiu-jitsu; b) descrever a estrutura e funcionamento da prática do Jiu-jitsu enquanto modalidade de lazer e esportiva no Brasil. c) identificar e descrever por meio da pesquisa bibliográfica os objetivos, princípios e fundamentos metodológicos de ensino do Jiu-jitsu; d) descrever e analisar a visão de professores de Jiu-jitsu, a respeito da importância e dos fundamentos da modalidade na formação de crianças e jovens por meio da aplicação de um questionário com perguntas fechadas e abertas. Ao pesquisar sobre os objetivos, os fundamentos pedagógicos do Jiu-jitsu e a visão de pesquisadores a respeito da prática pedagógica desta modalidade, foi verificado que a modalidade pode promover a aquisição de valores morais e éticos, e princípios de vida saudável e de interação social, importantes para o exercício da cidadania; que a prática pedagógica do Jiu-jitsu, exige a elaboração de um bom projeto ou plano político-pedagógico para viabilizar um ensino de qualidade, uma adequada formação pedagógica e científica, conhecimento do desenvolvimento humano de crianças e jovens, e de fundamentos lúdico-pedagógicos para a organização e a preparação do ensino. Quanto à visão de professores de Jiu-jitsu, foi observada uma concordância, em termos gerais, com as evidências encontradas na pesquisa bibliográfica, com exceção dos aspectos relacionados com a necessidade de contar ou não com a formação acadêmica em Educação Física para poder ministrar um ensino de qualidade do Jiu-jitsu. Enquanto uma das duas pessoas entrevistadas afirma a necessidade de se contar com a formação superior em Educação Física, outro afirma que não é necessário, do ponto de vista jurídico, contar com esse curso, apesar de reconhecer que é preciso estudar sobre o comportamento humano e contar com a contribuição da Educação Física para superar modelos considerados obsoletos. Durante a realização da pesquisa também foi constatada a ausência ou a dificuldade dos cursos de graduação em Educação Física, ofertarem conteúdos relacionados com a temática de lutas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEducação Físicapt_BR
dc.sizeorduration32pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Educação Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ContribuiçõesHistóriaPedagogia.pdfTCC350.49 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons