Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37529
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-2994-6564
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Análise das provas do processo seletivo para contratação de professores efetivos de física no estado de Minas Gerais
Autor: Reis, Maurílio Cardoso Cabral
Primer orientador: Arantes, Alessandra Riposati
Primer miembro de la banca: Kagimura, Ricardo
Segundo miembro de la banca: Tozoni, José Roberto
Resumen: Esta análise documental busca apresentar como se dá o processo de contratação de um professor de física no estado de Minas Gerais. No primeiro momento, foi analisado as particularidades dos editais para a admissão de professores, especificamente de física, na rede estadual de educação de Minas Gerais, passando pelas bancas examinadoras, até o ato administrativo final, que é a homologação, que de fato conclui o certame. No segundo momento investiguei as provas dos últimos concursos que ocorreram para admissão desses professores dos últimos 11 anos. O trabalho mostra não somente as questões do conteúdo de física, mas também o conteúdo incluso nesse conjunto de três provas que ocorreram nos últimos concursos. Ademais foi realizada uma análise quantitativa sobre a recorrência dos conteúdos tratados nas questões. Por fim, foi possível demonstrar que existe maior recorrência de alguns tópicos na elaboração das provas, como é o caso de interpretação de texto para língua portuguesa, geometria plana em matemática, e mecânica clássica em física. Além da conclusão que o curso de física licenciatura da Universidade Federal De Uberlândia fornece de forma direta ou indireta as condições para que o graduado consiga ingressar na carreira docente por meio desse processo de contratação.
Abstract: This documental analysis seeks to present how the process of hiring a physics teacher in the state of Minas Gerais takes place. At first, I analyzed the particularities of the notices for the admission of teachers, specifically physics, in the state education network of Minas Gerais, through the examining benches, until the final administrative act, which is the homologation, which actually concludes the event. In the second moment I investigated the evidence of the last competitions that took place for the admission of these teachers of the last 11 years. The paper shows not only the issues of physics content, but also the content included in this set of three tests that took place in the last contests. In addition, a quantitative analysis was performed on the recurrence of the contents treated in the questions. In the end it was possible to show that there is a greater recurrence in the demand of some topics in the preparation of the tests, as is the case of interpretation of text to Portuguese language, flat geometry in mathematics, and classical mechanics in physics. In addition to the conclusion that the physics degree course at the Federal University of Uberlândia provides directly or indirectly conditions for the student to be able to enter the teaching career through this hiring process.
Palabras clave: Professor de física
Contratação
Conteúdo das provas objetivas
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: REIS, Maurílio Cardoso Cabral. Análise das provas do processo seletivo para contratação de professores efetivos de física no estado de Minas Gerais. 2022. 149 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37529
Fecha de defensa: 1-may-2022
Aparece en las colecciones:TCC - Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AnáliseProvasProcesso.pdf3.25 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons