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ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-6783-3814
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Candomblé e ensino de história: o terreiro como um local de ensino-aprendizagem - o caso do Ilê Axé Tobi Babá Olorigbin (2013-2020)
Título(s) alternativo(s): History teaching and candomblé: the yard as a place of learning and teaching - a study of Ilê Axé Tobi Babá Olorigbin house (2013-2020)
Autor(es): Oliveira, Leonardo Silva
Primeiro orientador: Almeida, Ivete Batista da Silva
Primeiro membro da banca: Delfino, Leonara Lacerda
Segundo membro da banca: Silveira, Daniela Magalhães da
Resumo: O presente projeto investigou o potencial do terreiro de Candomblé como lugar de ensino e aprendizagem, que venha a contribuir para a aprendizagem em História. Através desse trabalho, busca-se contribuir com a implementação da Lei 10.639/03 e para a promoção de uma educação antirracista. Para que a pesquisa se concretizasse, um estudo de caso foi feito sobre a casa Ilê Axé Tobi Babá Olorigbin, localizada no município de Ituiutaba-MG. A casa, com 8 anos de fundação, possui um histórico na atuação e na formação de professores. Foram estudadas as ações da casa e a história do Candomblé e foram realizadas entrevistas com 3 professores de História e dois professores do Ensino Superior. Para o produto do trabalho, foi elaborado uma proposta didática que busca valorizar os saberes ancestrais preservados nos terreiros de Candomblé. Toda a análise foi feita sob a luz da História Cultural, buscando compreender o geral através do específico. É fundamental ter-se claro que a proposta apresentada neste trabalho não pretende explorar o espaço do terreio em sua dimensão de fé, mas tão somente, seu potencial como lugar de memória das comunidades que preservaram saberes e costumes de matriz africana.
Abstract: The present project investigated the potential of the Candomblé as a place of teaching and learning, which will contribute to learning in History. Through this work, we seek to contribute to the implementation of Law 10.639/03 and to the promotion of anti-racist education. In order to carry out the research, a case study was carried out on the house Ilê Axé Tobi Babá Olorigbin, located in the municipality of Ituiutaba-MG. The house, with 8 years of foundation, has a history of acting in teacher training. The actions of the house and the history of Candomblé were studied and interviews were carried out with 3 History teachers and two Higher Education professores, and for the product of the work, a didactic proposal was prepared that values the ancestral knowledge preserved in the Candomblé houses. The entire analysis will be done under the light of Cultural History, seeking to understand the general through the specific. It is essential to be clear that the proposal presented in this work does not intend to explore the space of the religion in its dimension of faith, but only its potential as a place of memory of the communities that preserved knowledge and customs of African origin.
Palavras-chave: Ensino de História
Saberes Históricos no Espaço Escolar
Cultura popular e saberes tradicionais
Candomblé e ensino
ancestralidade
valores civilizatórios afro-brasileiros
Teaching History
Historical Knowledge in the School Space
Popular Culture and Traditional Knowledge
Candomblé and Teaching
Ancestry
Afro-Brazilian Values of Civilization
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Assunto: História - Estudo e ensino
Candomblé - Estudo e ensino - Ituiutaba (MG)
Antirracismo - Ituiutaba (MG)
Cultura popular - Ituiutaba (MG)
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em História
Referência: OLIVEIRA, Leonardo Silva. Candomblé e ensino de história: o terreiro como um local de ensino-aprendizagem - o caso do Ilê Axé Tobi Babá Olorigbin (2013-2020). 2022. 108 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5087.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5087
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37527
Data de defesa: 30-Ago-2022
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