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dc.creatorOliveira, Leonardo Silva-
dc.date.accessioned2023-03-14T19:37:19Z-
dc.date.available2023-03-14T19:37:19Z-
dc.date.issued2022-08-30-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Leonardo Silva. Candomblé e ensino de história: o terreiro como um local de ensino-aprendizagem - o caso do Ilê Axé Tobi Babá Olorigbin (2013-2020). 2022. 108 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5087.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37527-
dc.description.abstractThe present project investigated the potential of the Candomblé as a place of teaching and learning, which will contribute to learning in History. Through this work, we seek to contribute to the implementation of Law 10.639/03 and to the promotion of anti-racist education. In order to carry out the research, a case study was carried out on the house Ilê Axé Tobi Babá Olorigbin, located in the municipality of Ituiutaba-MG. The house, with 8 years of foundation, has a history of acting in teacher training. The actions of the house and the history of Candomblé were studied and interviews were carried out with 3 History teachers and two Higher Education professores, and for the product of the work, a didactic proposal was prepared that values the ancestral knowledge preserved in the Candomblé houses. The entire analysis will be done under the light of Cultural History, seeking to understand the general through the specific. It is essential to be clear that the proposal presented in this work does not intend to explore the space of the religion in its dimension of faith, but only its potential as a place of memory of the communities that preserved knowledge and customs of African origin.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectSaberes Históricos no Espaço Escolarpt_BR
dc.subjectCultura popular e saberes tradicionaispt_BR
dc.subjectCandomblé e ensinopt_BR
dc.subjectancestralidadept_BR
dc.subjectvalores civilizatórios afro-brasileirospt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectHistorical Knowledge in the School Spacept_BR
dc.subjectPopular Culture and Traditional Knowledgept_BR
dc.subjectCandomblé and Teachingpt_BR
dc.subjectAncestrypt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian Values of Civilizationpt_BR
dc.titleCandomblé e ensino de história: o terreiro como um local de ensino-aprendizagem - o caso do Ilê Axé Tobi Babá Olorigbin (2013-2020)pt_BR
dc.title.alternativeHistory teaching and candomblé: the yard as a place of learning and teaching - a study of Ilê Axé Tobi Babá Olorigbin house (2013-2020)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Ivete Batista da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3852618590034600pt_BR
dc.contributor.referee1Delfino, Leonara Lacerda-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9354798033365944pt_BR
dc.contributor.referee2Silveira, Daniela Magalhães da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5178198614920144pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/2312253524854826pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente projeto investigou o potencial do terreiro de Candomblé como lugar de ensino e aprendizagem, que venha a contribuir para a aprendizagem em História. Através desse trabalho, busca-se contribuir com a implementação da Lei 10.639/03 e para a promoção de uma educação antirracista. Para que a pesquisa se concretizasse, um estudo de caso foi feito sobre a casa Ilê Axé Tobi Babá Olorigbin, localizada no município de Ituiutaba-MG. A casa, com 8 anos de fundação, possui um histórico na atuação e na formação de professores. Foram estudadas as ações da casa e a história do Candomblé e foram realizadas entrevistas com 3 professores de História e dois professores do Ensino Superior. Para o produto do trabalho, foi elaborado uma proposta didática que busca valorizar os saberes ancestrais preservados nos terreiros de Candomblé. Toda a análise foi feita sob a luz da História Cultural, buscando compreender o geral através do específico. É fundamental ter-se claro que a proposta apresentada neste trabalho não pretende explorar o espaço do terreio em sua dimensão de fé, mas tão somente, seu potencial como lugar de memória das comunidades que preservaram saberes e costumes de matriz africana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration108pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5087pt_BR
dc.orcid.putcode130859529-
dc.crossref.doibatchided816a1e-65c8-4154-a716-7c2fe8cae7f3-
dc.subject.autorizadoHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoCandomblé - Estudo e ensino - Ituiutaba (MG)pt_BR
dc.subject.autorizadoAntirracismo - Ituiutaba (MG)pt_BR
dc.subject.autorizadoCultura popular - Ituiutaba (MG)pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - ProfHistória (Mestrado Profissional)

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