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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37505
ORCID: | http://orcid.org/0009-0008-7297-6340 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Desafios para implementação do novo ensino médio: a geografia em perspectiva na E. E. Dr. Salles Júnior, Dourado/ SP |
Autor: | Quiérico, Tamiris Luciana |
Primer orientador: | Silva, Jeane Medeiros |
Primer miembro de la banca: | Carvalho, Gustavo Araújo de |
Segundo miembro de la banca: | Barbosa, Gustavo Rodrigues |
Tercer miembro de la banca: | Souza, Josy Dayanny Alves |
Resumen: | O sistema educacional brasileiro é alvo de mudanças e reestruturações ao longo de sua história, a última, marcada pela revisão da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB), em 2017, trouxe uma mudança significativa para o Ensino Médio, estabelecendo que esta etapa da educação também contaria com uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Objetivando entender a perspectiva da Geografia no que foi nomeado no estado de São Paulo como Novo Ensino Médio, foi utilizado como metodologia, no presente trabalho, a descrição e a análise do programa das Ciências Humanas, da qual a Geografia passou a fazer parte, pesquisa e estudo do processo de construção do Novo Ensino Médio, apontamento do critério de escolha e direcionamento do material didático, e estudo de caso na E. E. Dr. Salles Júnior, que está situada na cidade de Dourado (SP), através de entrevista qualitativa e acompanhamento de reunião de ATPCA de Ciências Humanas. Ao fim da pesquisa concluiu-se que a estruturação do Novo Ensino Médio não coloca em voga o ensino de Geografia, tão pouco sua ciência, mas que a falta de formação inicial e continuada concisa dos profissionais da área dificulta que o objetivo do ensino de Geografia seja alcançado nessa fase interdisciplinar. |
Abstract: | The Brazilian educational system has been subject to changes and restructuring throughout its history. The last one was marked by the revision of the Law of Guidelines and Base of National Education (LDB), in 2017, that brought a significant change to High School, establishing that this stage of education would also have a National Common Curriculum Base (BNCC). In this research we goals to understand the perspective of Geography in what was named in the state of São Paulo as New High School. We used as a methodology the description and analysis of the Human Sciences program, of which Geography became part, research and study of the construction process of the New Secondary School, pointing out the criteria for choosing and directing the didactic material, and a case study at E. E. Dr Salles Júnior, which is located in the city of Dourado (Brazil, São Paulo State), through a qualitative interview and follow-up of the ATPCA Human Sciences meeting. At the end of the research concluded that the structure of the New Secondary School does not put Geography teaching in vogue, nor its science, but that the lack of concise initial and continued training of professionals in the area makes it difficult for the objective of Geography teaching to achieved in this interdisciplinary phase. |
Palabras clave: | BNCC Novo Ensino Médio Geografia Ciências humanas |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | QUIÉRICO, Tamiris Luciana. Desafios para implementação do novo ensino médio: a geografia em perspectiva na E. E. Dr. Salles Júnior, Dourado/ SP. 2023. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37505 |
Fecha de defensa: | 3-feb-2023 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Geografia (Ituiutaba / Pontal) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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