Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37482
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Projeto Proteger-se: Experiências de Formação no Contexto da Pandemia de COVID-19 |
Título(s) alternativo(s): | Proteger-se project: degree experiences in the covid-19 pandemic context |
Autor(es): | Silva, Maria Carolina de Oliveira e |
Primeiro orientador: | Goto, Tommy Akira |
Primeiro membro da banca: | Braga, Tatiana Benevides Magalhães |
Segundo membro da banca: | Farinha, Marciana Gonçalves |
Resumo: | Com a emergência de saúde pública desencadeada pela disseminação do coronavírus e o avanço da pandemia de COVID-19, a Psicologia necessitou reinventar seus modos de atuação em face do novo cenário social e das demandas dirigidas à essa área profissional. Dessa forma, este trabalho visa analisar a experiência de aprendizagem clínica e formativa de uma aluna de graduação em Psicologia no atendimento por meio de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) em um projeto de atendimento em saúde mentalon-line desenvolvido durante a pandemia de COVID-19. Para tanto, adotou-se o relato de experiência da autora em seu fazer clínico como material para a reflexão teórica sobre o processo formativo em atendimento on-line no contexto da pandemia, utilizando-se como fontes de dados diários de bordo e anotações de supervisão clínica. Os resultados demonstram que os atendimentos por via remota contribuíram para o enfrentamento dos agravos da saúde mental dos pacientes e apresentam um importante campo de formação. Todavia, há a necessidade de adaptação específica para essa modalidade de alguns manejos e procedimentos no processo de atendimento, tais como cuidados com o sigilo, o acesso à privacidade do paciente, a emergência de situações mais graves do ponto de vista psicossocial, o manejo clínico de algumas situações no ambiente virtual, assim como a reestruturação da formação curricular. Conclui-se pela necessidade de discutir e aprofundar metodologias clínicas, bem como de ensino, voltadas ao atendimento por meio de TIC, abrangendo pesquisas sobre estruturação deconteúdos, disciplinas e estágios em atendimento on-line no ambiente acadêmico que capacitem e colaborem na construção de conhecimento científico e seu aperfeiçoamento. |
Abstract: | Due to the public health emergency initiated by the spread of the coronavirus and the advancement of the COVID-19 pandemic, Psychology needed to reinvent its action mode in the face of the new social scenario and the demands directed at this professional area. Thereby, this work aims to analyze the clinical and formative learning experience of an undergraduate student in Psychology with Information and Communication Technologies through a mental health attendance project, developed during the COVID-19 pandemic. To this end, the author's experience report in her clinical work was adopted as material for theoretical reflection on the training process in online care in the context of the pandemic, based in research logbooks and written records of clinical supervision. The results demonstrate that emergency care by internet has contributed to lessen the aggravation of patients mental health problems and present an important training field. However, there is a need to specific adaptation for this modality of some procedures in the care process, such as care with confidentiality and the patient's privacy, the emergence of more serious situations from the psychosocial point of view, the clinical management of some situations in the virtual environment, as well as the restructuring of curriculum training. It is concluded that is necessary to discuss and improve clinical methodologies and educationmethodologiesdirected to the psychological support using Information and Communication Technologies, including researches about contents, disciplines and internships in online service in the academic environment that enable and collaborate in the construction of scientific knowledge and its improvement. |
Palavras-chave: | Psicoterapia on-line Covid-19 Tecnologias da Informação e Comunicação Atendimento |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SILVA, Maria Carolina de Oliveira e. Projeto proteger-se: experiências de formção no contexto da pandemia de COVID-19. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37482 |
Data de defesa: | 30-Jan-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Projetoproteger-se.pdf | TCC | 400.98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.