Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37474
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Docência nos anos iniciais do ensino fundamental: é possível dialogar sobre gênero na escola?
Título (s) alternativo (s): Teaching in the early years of elementary school: is it possible to dialogue about gender at school?
Autor: Faria, Cássio Rodrigues
Primer orientador: Prado, Vagner Matias do
Primer miembro de la banca: Coimbra, Camila Lima
Segundo miembro de la banca: Braga, Keith Daiani da Silva
Resumen: Vinculada a Linha de Pesquisa “Saberes e Práticas Educativas” do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU), bem como ao Grupo de Pesquisa Educação, Sexualidades e Performatividades (GPESP), a presente pesquisa, em nível de mestrado, objetivou compreender os desafios que os/as professores/as dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental possuem para abordarem temáticas relacionadas ao gênero com os/as estudantes. Analisamos relatos sobre a prática educativa de um grupo de professores/as de uma escola do interior do Estado de Minas Gerais, abordando quais são as perspectivas e desafios que encontra na abordagem da temática gênero. A partir dos estudos pós-estruturalistas e suas interfaces com a dinâmica do trabalho educativo, partimos para uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa. Os instrumentos para a geração dos dados foram a aplicação do questionário e a condução de entrevistas semiestruturadas. Como resultados evidenciamos que as professoras estão inseguras em trabalhar o conceito de gênero; apresentam dificuldades para definir o conceito de gênero a partir dos estudos pós-estruturalistas; a maioria das participantes reforçou que existe possibilidade de diálogo com os alunos e as alunas durante o trabalho educativo, voltando o olhar para a (re)produção do gênero como mecanismo de promoção das desigualdades e valorização das diferenças; não existe direcionamento da escola de campo para o estudo sobre gênero; falta de políticas públicas para dar suporte à escola para o diálogo com a comunidade escolar; existem barreiras socioculturais e religiosas organizadas dentro da estrutura da comunidade escolar e que muitas vezes elas engatilham o silenciamento das discussões dentro do conteúdo programático de ensino e paralelo a isso, o medo de represálias, violências e perseguições aos/as professores/as que promovem o debate dentro da escola.
Abstract: Linked to the Research Line “Knowledge and Educational Practices” of the Graduate Program in Education at the Federal University of Uberlândia (PPGED/UFU), as well as to the Research Group Education, Sexualities and Performativities (GPESP), the present study, in master's level, aimed to understand the challenges that teachers in the Early Years of Elementary School have to address issues related to gender with students. Thus, as a research locus, we analyzed reports about the educational practice of a group of teachers from a school in the interior of the State of Minas Gerais, approaching what are the perspectives and challenges that it encounters in approaching the gender theme. Based on post-structuralist studies and their interfaces with the dynamics of educational work, we set out for an exploratory research with a qualitative approach. The instruments for data generation were the application of the questionnaire and conducting semi-structured interviews. As a result, the present study showed that the teachers are insecure in working with the concept of gender; they have difficulties to define the concept of gender based on post-structuralist studies; most of the participants reinforced that there is a possibility of dialogue with the male and female students during the educational work, focusing on the (re)production of gender as a mechanism for promoting inequalities and valuing differences; there is no direction from the field school for the study of gender; lack of public policies to support the school in dialogue with the school community; there are sociocultural and religious barriers organized within the structure of the school community and they often trigger the silencing of discussions within the teaching programmatic content and parallel to this, the fear of reprisals, violence and persecution of teachers who promote the discussion within the school.
Palabras clave: Educação básica
Basic education
Ensino Fundamental
Elementary School
Prática educativa
Educational practice
Gênero
Genre
Sexualidade
Sexuality
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tema: Educação
Gêneros e formação
Docência em formação. Ensino fundamental
Ensino fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: FARIA, Cássio Rodrigues. Docência nos anos iniciais do ensino fundamental: é possível dialogar sobre gênero na escola? 2023. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.139
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.139
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37474
Fecha de defensa: 30-ene-2023
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DocênciaAnosIniciais.pdfDissertação3.3 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.