Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37457
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-2972-5262
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Embargado
Fecha de embargo: 2025-02-24
Título: As questões LGBT no ensino da odontologia
Título (s) alternativo (s): LGBT issues in dentistry teaching
Autor: Souto, Fernanda Carneiro de Bastos
Primer orientador: Rasera, Emerson Fernando
Primer miembro de la banca: Teixeira, Flávia do Bonsucesso
Segundo miembro de la banca: Melo, Lucas Pereira de
Resumen: As pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) tem características de identidades e orientações sexuais únicas; isso deve ser abordado e incorporado aos cuidados de saúde prestados. Estudos internacionais mostram que estudantes de Odontologia apresentam uma considerável falta de conhecimento ou reconhecimento das pessoas LGBT resultantes do pouco interesse de diretores de instituições de ensino em incluir os conteúdos em seus currículos e das menores quantidades de horas curriculares e extracurriculares em educação LGBT, com abordagens nulas ou insignificantes desses conteúdos comparando com estudantes de outros cursos da área da saúde. As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Odontologia no Brasil, publicadas em 2021, trouxeram mudanças positivas relacionadas à temática, orientando a inclusão de conteúdos teóricos e práticos com referência à equidade de gênero e de orientação sexual. A pesquisa em educação odontológica voltada para a população LGBT tem sido rara até agora. Assim, esse trabalho buscou analisar como alunos e docentes do curso de Odontologia de uma Instituição de Ensino Superior compreendem a abordagem de questões LGBT durante o curso. Essa dissertação é composta de dois capítulos. O primeiro descreve o processo de construção da pesquisa, a contextualização da literatura, os objetivos, e metodologias qualitativas utilizadas. O segundo capítulo apresenta os resultados do estudo empírico, e as categorias temáticas produzidas pela análise de conteúdo realizada. O estudo revelou que a temática LGBT não está efetivamente inserida no currículo do curso de Odontologia, ocorrendo apenas de forma pontual. Os participantes consideraram importante estimular essa inserção e apresentaram sugestões para melhorar e qualificar a formação dos futuros profissionais da Odontologia.
Abstract: Lesbian, gay, bisexual, transvestite and transgender (LGBT) people have unique sexual identities and orientations; this must be addressed and incorporated into the health care provided. International studies show that dentistry students have a considerable lack of knowledge or recognition of LGBT people resulting from the little interest of directors of educational institutions in including the contents in their curricula and the smaller amounts of curricular and extracurricular hours in LGBT education, with approaches null or insignificant of these contents compared to students from other courses in the health area. The National Curriculum Guidelines for Dentistry courses in Brazil, published in 2021, brought positive changes related to the theme, guiding the inclusion of theoretical and practical content with reference to gender equity and sexual orientation. Research in dental education aimed at the LGBT population has been rare until now. Thus, this work sought to analyze how students and professors of the Dentistry course at a Higher Education Institution understand the approach to LGBT issues during the course. This dissertation is composed of two chapters. The first describes the construction process of the research, the contextualization of the literature, the objectives, and the qualitative methodologies used. The second chapter presents the results of the empirical study, and the thematic categories produced by the content analysis carried out. The study revealed that the LGBT theme is not effectively included in the curriculum of the Dentistry course, occurring only occasionally. Participants considered it important to encourage this insertion and made suggestions to improve and qualify the training of future dentistry professionals.
Palabras clave: Odontologia
Dentistry
LGBT
Estudantes de Odontologia
Dental Students
Faculdade de Odontologia
School of Dentistry
Minorias sexuais e de gênero
Sexual and gender minorities
Família
Saude e higiene
Family
Health and hygiene
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Tema: Famílias - Saúde e higiene
Minorias sexuais - Educação (Superior)
Odontologia - Estudo e ensino
Estudantes de grupos sexuais minoritários
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Saúde da Família
Cita: SOUTO, Fernanda Carneiro de Bastos. As questões LGBT no ensino da odontologia. 2023. 59 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde da Família) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8001.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8001
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37457
Fecha de defensa: 27-ene-2023
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Saúde da Família (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
QuestõesLGBTEnsino.pdf
  Hasta 2025-02-24
Dissertação391.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Request a copy


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons