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dc.creatorSouto, Fernanda Carneiro de Bastos-
dc.date.accessioned2023-03-07T18:42:57Z-
dc.date.available2023-03-07T18:42:57Z-
dc.date.issued2023-01-27-
dc.identifier.citationSOUTO, Fernanda Carneiro de Bastos. As questões LGBT no ensino da odontologia. 2023. 59 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde da Família) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8001.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37457-
dc.description.abstractLesbian, gay, bisexual, transvestite and transgender (LGBT) people have unique sexual identities and orientations; this must be addressed and incorporated into the health care provided. International studies show that dentistry students have a considerable lack of knowledge or recognition of LGBT people resulting from the little interest of directors of educational institutions in including the contents in their curricula and the smaller amounts of curricular and extracurricular hours in LGBT education, with approaches null or insignificant of these contents compared to students from other courses in the health area. The National Curriculum Guidelines for Dentistry courses in Brazil, published in 2021, brought positive changes related to the theme, guiding the inclusion of theoretical and practical content with reference to gender equity and sexual orientation. Research in dental education aimed at the LGBT population has been rare until now. Thus, this work sought to analyze how students and professors of the Dentistry course at a Higher Education Institution understand the approach to LGBT issues during the course. This dissertation is composed of two chapters. The first describes the construction process of the research, the contextualization of the literature, the objectives, and the qualitative methodologies used. The second chapter presents the results of the empirical study, and the thematic categories produced by the content analysis carried out. The study revealed that the LGBT theme is not effectively included in the curriculum of the Dentistry course, occurring only occasionally. Participants considered it important to encourage this insertion and made suggestions to improve and qualify the training of future dentistry professionals.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectOdontologiapt_BR
dc.subjectDentistrypt_BR
dc.subjectLGBTpt_BR
dc.subjectEstudantes de Odontologiapt_BR
dc.subjectDental Studentspt_BR
dc.subjectFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.subjectSchool of Dentistrypt_BR
dc.subjectMinorias sexuais e de gêneropt_BR
dc.subjectSexual and gender minoritiespt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectSaude e higienept_BR
dc.subjectFamilypt_BR
dc.subjectHealth and hygienept_BR
dc.titleAs questões LGBT no ensino da odontologiapt_BR
dc.title.alternativeLGBT issues in dentistry teachingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Rasera, Emerson Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4150720668977002pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Flávia do Bonsucesso-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6588767019535064pt_BR
dc.contributor.referee2Melo, Lucas Pereira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6135560044181341pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9917931506773560pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoAs pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) tem características de identidades e orientações sexuais únicas; isso deve ser abordado e incorporado aos cuidados de saúde prestados. Estudos internacionais mostram que estudantes de Odontologia apresentam uma considerável falta de conhecimento ou reconhecimento das pessoas LGBT resultantes do pouco interesse de diretores de instituições de ensino em incluir os conteúdos em seus currículos e das menores quantidades de horas curriculares e extracurriculares em educação LGBT, com abordagens nulas ou insignificantes desses conteúdos comparando com estudantes de outros cursos da área da saúde. As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Odontologia no Brasil, publicadas em 2021, trouxeram mudanças positivas relacionadas à temática, orientando a inclusão de conteúdos teóricos e práticos com referência à equidade de gênero e de orientação sexual. A pesquisa em educação odontológica voltada para a população LGBT tem sido rara até agora. Assim, esse trabalho buscou analisar como alunos e docentes do curso de Odontologia de uma Instituição de Ensino Superior compreendem a abordagem de questões LGBT durante o curso. Essa dissertação é composta de dois capítulos. O primeiro descreve o processo de construção da pesquisa, a contextualização da literatura, os objetivos, e metodologias qualitativas utilizadas. O segundo capítulo apresenta os resultados do estudo empírico, e as categorias temáticas produzidas pela análise de conteúdo realizada. O estudo revelou que a temática LGBT não está efetivamente inserida no currículo do curso de Odontologia, ocorrendo apenas de forma pontual. Os participantes consideraram importante estimular essa inserção e apresentaram sugestões para melhorar e qualificar a formação dos futuros profissionais da Odontologia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Saúde da Famíliapt_BR
dc.sizeorduration59pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICApt_BR
dc.embargo.termsManter a originalidade do artigo a ser submetido à Revista Cadernos de Saúde Pública.pt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8001pt_BR
dc.orcid.putcode130402073-
dc.crossref.doibatchidbce8a55e-d136-42fe-86b5-e19f1b67d5c6-
dc.subject.autorizadoFamílias - Saúde e higienept_BR
dc.subject.autorizadoMinorias sexuais - Educação (Superior)pt_BR
dc.subject.autorizadoOdontologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoEstudantes de grupos sexuais minoritáriospt_BR
dc.description.embargo2025-02-24-
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