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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Desenhos da escrita - o xamanismo mamãe ursa: transviceração, agenciamento e invenção
Título(s) alternativo(s): Drawings of writing - mama bear shamanism: transviceration, agency and invention
Autor(es): Arvelos, Erika de Freitas
Primeiro orientador: Silveira, Diego Soares da
Primeiro membro da banca: Alves, Daniel
Segundo membro da banca: Santana, Paula Manuella Silva de
Resumo: Este trabalho é o resultado de uma pesquisa de base etnográfica, sobre o Xamanismo Mamãe Ursa, realizada nos espaços Centro de Estudos e Práticas de Xamanismo Mamãe Ursa e no Espaço Luanda, na cidade de Uberlândia – Minas Gerais. Trata-se das descrições e traduções das minhas inserções em campo - cerimônias, rituais, retiros, diálogos e observações participantes - realizadas com e sobre a condutora de práticas xamânicas, que nesses territórios é a pessoa de Maria Luisa Galvão, conhecida como Luisa Galvão, a Mamãe Ursa. Da mesma forma, fez-se também com o grupo de pessoas que auxiliam nesses trabalhos, entre elas, a equipe da organização, adeptos e participantes. Foi a partir dessas relações plurais que se possibilitou a sistematização dos elementos necessários para a “conclusão” dos objetivos da pesquisa. Que se propôs descrever algumas expressões dessa prática, entre elas, parte da trajetória de vida de Luisa Galvão e a história de formação do xamanismo Mamãe Ursa; visando, com isso, identificar de que maneira são agenciadas e articuladas, representações da cultura dos povos originários. A partir da identificação do processo de tradução realizado por Luisa Galvão chegamos a leitura de que a aproximação entre esses saberes se assenta a partir da mediação realizada com e junto as coisas não-humanas, ou melhor, com os quase-objetos, para usar o termo da antropologia simétrica, a partir de um agenciamento compósito.
Abstract: This study is the result of an ethnographic research about Shamanism “Mamãe Ursa”. It was carried out at the places “Centro de Estudos e Práticas de Xamanismo Mamãe Ursa” and at the “Espaço Luanda”, in the city of Uberlândia, Minas Gerais State, Brazil. The manuscript presents the descriptions and translations of my visits to the locations, covering ceremonies, rituals, retreats, dialogues and participant observations. All of these events were held with and about the conductor of shamanic practices. This person is Maria Luisa Galvão, known as Luisa Galvão, the “Mamãe Ursa” or Mama Bear (translated freely). The group of people who is involved in these practices (the organization team, supporters and participants) also were object of observation. The systematization of the elements necessary for the “conclusion” of the research aims was accomplished analyzing these plural relationships. The goals of this study were to describe some expressions of practice, among them, part of Luisa Galvão's life trajectory and the history of the development of Shamanism “Mamãe Ursa”. These topics were included aiming to identify how are organized and articulated the representations of the culture of the Original Peoples. From the identification of the translation process carried out by Luisa Galvão, we came to the interpretation that the convergence between both knowledge is based on the mediation. Both are carried out with and together with non-human things, or rather, with quasi-objects, to use the term of symmetric anthropology, from a composite agency.
Palavras-chave: Xamanismo
NeoXamanismo
Tradução
Invenção
Shamanism
Neoshamanism
Translation
Invention
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Assunto: Antropologia
Xamanismo
Etnografia e história
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
Referência: ARVELOS, Érika de Freitas. Desenhos da escrita - o xamanismo mamãe ursa: transvisceração, agenciamento e invenção. 2020. 176 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia,2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5089.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5089
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37360
Data de defesa: 18-Set-2020
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