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dc.creatorArvelos, Erika de Freitas-
dc.date.accessioned2023-02-28T19:09:51Z-
dc.date.available2023-02-28T19:09:51Z-
dc.date.issued2020-09-18-
dc.identifier.citationARVELOS, Érika de Freitas. Desenhos da escrita - o xamanismo mamãe ursa: transvisceração, agenciamento e invenção. 2020. 176 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia,2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5089.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37360-
dc.description.abstractThis study is the result of an ethnographic research about Shamanism “Mamãe Ursa”. It was carried out at the places “Centro de Estudos e Práticas de Xamanismo Mamãe Ursa” and at the “Espaço Luanda”, in the city of Uberlândia, Minas Gerais State, Brazil. The manuscript presents the descriptions and translations of my visits to the locations, covering ceremonies, rituals, retreats, dialogues and participant observations. All of these events were held with and about the conductor of shamanic practices. This person is Maria Luisa Galvão, known as Luisa Galvão, the “Mamãe Ursa” or Mama Bear (translated freely). The group of people who is involved in these practices (the organization team, supporters and participants) also were object of observation. The systematization of the elements necessary for the “conclusion” of the research aims was accomplished analyzing these plural relationships. The goals of this study were to describe some expressions of practice, among them, part of Luisa Galvão's life trajectory and the history of the development of Shamanism “Mamãe Ursa”. These topics were included aiming to identify how are organized and articulated the representations of the culture of the Original Peoples. From the identification of the translation process carried out by Luisa Galvão, we came to the interpretation that the convergence between both knowledge is based on the mediation. Both are carried out with and together with non-human things, or rather, with quasi-objects, to use the term of symmetric anthropology, from a composite agency.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectXamanismopt_BR
dc.subjectNeoXamanismopt_BR
dc.subjectTraduçãopt_BR
dc.subjectInvençãopt_BR
dc.subjectShamanismpt_BR
dc.subjectNeoshamanismpt_BR
dc.subjectTranslationpt_BR
dc.subjectInventionpt_BR
dc.titleDesenhos da escrita - o xamanismo mamãe ursa: transviceração, agenciamento e invençãopt_BR
dc.title.alternativeDrawings of writing - mama bear shamanism: transviceration, agency and inventionpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Diego Soares da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6780621730823755pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Daniel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1326695339274172pt_BR
dc.contributor.referee2Santana, Paula Manuella Silva de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2674194888709803pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0417583609442250pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é o resultado de uma pesquisa de base etnográfica, sobre o Xamanismo Mamãe Ursa, realizada nos espaços Centro de Estudos e Práticas de Xamanismo Mamãe Ursa e no Espaço Luanda, na cidade de Uberlândia – Minas Gerais. Trata-se das descrições e traduções das minhas inserções em campo - cerimônias, rituais, retiros, diálogos e observações participantes - realizadas com e sobre a condutora de práticas xamânicas, que nesses territórios é a pessoa de Maria Luisa Galvão, conhecida como Luisa Galvão, a Mamãe Ursa. Da mesma forma, fez-se também com o grupo de pessoas que auxiliam nesses trabalhos, entre elas, a equipe da organização, adeptos e participantes. Foi a partir dessas relações plurais que se possibilitou a sistematização dos elementos necessários para a “conclusão” dos objetivos da pesquisa. Que se propôs descrever algumas expressões dessa prática, entre elas, parte da trajetória de vida de Luisa Galvão e a história de formação do xamanismo Mamãe Ursa; visando, com isso, identificar de que maneira são agenciadas e articuladas, representações da cultura dos povos originários. A partir da identificação do processo de tradução realizado por Luisa Galvão chegamos a leitura de que a aproximação entre esses saberes se assenta a partir da mediação realizada com e junto as coisas não-humanas, ou melhor, com os quase-objetos, para usar o termo da antropologia simétrica, a partir de um agenciamento compósito.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.sizeorduration176pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5089pt_BR
dc.crossref.doibatchid0b5a6071-9deb-4b0b-b5fb-f82653951c5b-
dc.subject.autorizadoAntropologiapt_BR
dc.subject.autorizadoXamanismopt_BR
dc.subject.autorizadoEtnografia e históriapt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ciências Sociais

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