Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37330
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-6525-7163
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Educação maker utilizando matrizes, imagens digitais e pixel art no ensino de Matemática
Autor(es): Rocha, Déborah Domingos da
Primeiro orientador: Marin, Douglas
Primeiro membro da banca: Xavier, Ana Claudia Molina Zaqueu
Segundo membro da banca: Lopes, Erika Maria Chioca
Resumo: Neste trabalho foi proposta, desenvolvida e analisada uma oficina voltada para o ensino de Matemática, especialmente para trabalhar o conteúdo de matrizes de maneira contextualizada, prática e interligada com os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs), como Ciência e Tecnologia. O objetivo era apresentar aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio como matrizes e outros conceitos matemáticos estão inseridos no cotidiano de todos, especialmente ao se trabalhar com imagens digitais. A oficina registrada no Sistema de Informação de Extensão e Cultura (SIEX) da Universidade Federal de Uberlândia e ocorreu em uma escola estadual de Uberlândia. Para essa ação, criou-se um roteiro, que incluía problemas a serem resolvidos utilizando o software Scilab e tarefas práticas, como a construção, física e digital, de pixel arts. Além disso, foram criados formulários digitais, cujas respostas foram utilizadas neste trabalho para autoavaliação dos estudantes e avaliação da oficina.
Abstract: In this work it was proposed, developed, and analyzed a workshop to teach Mathematics, especially matrices, in a contextualized, practical, and interconnected way with Contemporary Transversal Themes, such as Science and Technology. This work aims to show students how matrices and other mathematical concepts are included in everyone's daily lives, especially when working with digital images, for example. The workshop was planned and registered in the Extension and Culture Information System (SIEX) of the Federal University of Uberlândia. It took place in a State School in Uberlândia with High School first year students. For this action, a script was created, which included problems to be solved using Scilab and some practical tasks, such as building digital and physical pixel arts. In addition, digital forms were created and the responses were used in this work for students' self-assessment and for the workshop evaluation.
Palavras-chave: Tecnologias digitais
Temas contemporâneos transversais
Educação Matemática
DIY
Scilab
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ROCHA, Déborah Domingos da. Educação maker utilizando matrizes, imagens digitais e pixel art no ensino de Matemática. 2023. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37330
Data de defesa: 3-Fev-2023
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EducaçãoMakerUtilizando.pdfTCC5.15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons