Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37330
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRocha, Déborah Domingos da-
dc.date.accessioned2023-02-27T16:09:47Z-
dc.date.available2023-02-27T16:09:47Z-
dc.date.issued2023-02-03-
dc.identifier.citationROCHA, Déborah Domingos da. Educação maker utilizando matrizes, imagens digitais e pixel art no ensino de Matemática. 2023. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37330-
dc.description.abstractIn this work it was proposed, developed, and analyzed a workshop to teach Mathematics, especially matrices, in a contextualized, practical, and interconnected way with Contemporary Transversal Themes, such as Science and Technology. This work aims to show students how matrices and other mathematical concepts are included in everyone's daily lives, especially when working with digital images, for example. The workshop was planned and registered in the Extension and Culture Information System (SIEX) of the Federal University of Uberlândia. It took place in a State School in Uberlândia with High School first year students. For this action, a script was created, which included problems to be solved using Scilab and some practical tasks, such as building digital and physical pixel arts. In addition, digital forms were created and the responses were used in this work for students' self-assessment and for the workshop evaluation.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectTemas contemporâneos transversaispt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectDIYpt_BR
dc.subjectScilabpt_BR
dc.titleEducação maker utilizando matrizes, imagens digitais e pixel art no ensino de Matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Marin, Douglas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6734500640303971pt_BR
dc.contributor.referee1Xavier, Ana Claudia Molina Zaqueu-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6136763314010047pt_BR
dc.contributor.referee2Lopes, Erika Maria Chioca-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0024613652139150pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8390462465228560pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho foi proposta, desenvolvida e analisada uma oficina voltada para o ensino de Matemática, especialmente para trabalhar o conteúdo de matrizes de maneira contextualizada, prática e interligada com os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs), como Ciência e Tecnologia. O objetivo era apresentar aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio como matrizes e outros conceitos matemáticos estão inseridos no cotidiano de todos, especialmente ao se trabalhar com imagens digitais. A oficina registrada no Sistema de Informação de Extensão e Cultura (SIEX) da Universidade Federal de Uberlândia e ocorreu em uma escola estadual de Uberlândia. Para essa ação, criou-se um roteiro, que incluía problemas a serem resolvidos utilizando o software Scilab e tarefas práticas, como a construção, física e digital, de pixel arts. Além disso, foram criados formulários digitais, cujas respostas foram utilizadas neste trabalho para autoavaliação dos estudantes e avaliação da oficina.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMatemáticapt_BR
dc.sizeorduration71pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.orcid.putcode129840150-
Appears in Collections:TCC - Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducaçãoMakerUtilizando.pdfTCC5.15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons