Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37321
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Luciano, Hitala Lanny Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-27T13:14:26Z | - |
dc.date.available | 2023-02-27T13:14:26Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-11 | - |
dc.identifier.citation | LUCIANO, Hitala Lanny Araújo. Polissemia da palavra “química”: análise de peças midiáticas. 2022. 47 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.6004. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37321 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo se trata de uma análise de conteúdo dos diversos sentidos da palavra “Química” divulgados pelas peças midiáticas, tais como: anúncios e propagandas divulgadas em mídias sociais e em redes sociais. A metodologia utilizada, análise de conteúdo, permite identificação, organização e significação do material analisado, contribuindo para uma apreciação crítica de uma análise qualitativa. Em alguns casos o emprego da palavra Química pode gerar confusões e dificultar a compreensão do real significado da palavra e da própria ciência, bem como induzir relações negativas do termo a danos à saúde e ao meio ambiente. O produto final foi a confecção de uma cartilha destinada aos professores, com intuito de proporcionar uma autorreflexão com relação à abordagem da palavra Química em sala de aula, uma ferramenta usada pelos profissionais de ensino a fim de formar estudantes críticos, capazes de interpretar cientificamente o emprego do termo Química divulgado pelas peças midiáticas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Polissemia | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.subject | Mídia | pt_BR |
dc.subject | Polysemy | pt_BR |
dc.subject | Chemistry | pt_BR |
dc.subject | Media | pt_BR |
dc.title | Polissemia da palavra “química”: análise de peças midiáticas | pt_BR |
dc.title.alternative | Polisemia de la palabra “química”: análisis de piezas mediáticas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silveira, Hélder Eterno da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9626994578221224 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Derossi, Ingrid Nunes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9362791867984298 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Souza, Paulo Vitor Teodoro de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9812092792083903 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2395962890991839 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo se trata de uma análise de conteúdo dos diversos sentidos da palavra “Química” divulgados pelas peças midiáticas, tais como: anúncios e propagandas divulgadas em mídias sociais e em redes sociais. A metodologia utilizada, análise de conteúdo, permite identificação, organização e significação do material analisado, contribuindo para uma apreciação crítica de uma análise qualitativa. Em alguns casos o emprego da palavra Química pode gerar confusões e dificultar a compreensão do real significado da palavra e da própria ciência, bem como induzir relações negativas do termo a danos à saúde e ao meio ambiente. O produto final foi a confecção de uma cartilha destinada aos professores, com intuito de proporcionar uma autorreflexão com relação à abordagem da palavra Química em sala de aula, uma ferramenta usada pelos profissionais de ensino a fim de formar estudantes críticos, capazes de interpretar cientificamente o emprego do termo Química divulgado pelas peças midiáticas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) | pt_BR |
dc.sizeorduration | 47 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.6004 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 129843148 | - |
dc.crossref.doibatchid | bce8a55e-d136-42fe-86b5-e19f1b67d5c6 | - |
dc.subject.autorizado | Ciências - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Química - História | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Química - Pesquisa qualitativa | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Mídia social | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PolissemiaPalavraQuímica.pdf | Dissertação | 1.22 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.