Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37321
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLuciano, Hitala Lanny Araújo-
dc.date.accessioned2023-02-27T13:14:26Z-
dc.date.available2023-02-27T13:14:26Z-
dc.date.issued2022-12-11-
dc.identifier.citationLUCIANO, Hitala Lanny Araújo. Polissemia da palavra “química”: análise de peças midiáticas. 2022. 47 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.6004.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37321-
dc.description.abstractO presente estudo se trata de uma análise de conteúdo dos diversos sentidos da palavra “Química” divulgados pelas peças midiáticas, tais como: anúncios e propagandas divulgadas em mídias sociais e em redes sociais. A metodologia utilizada, análise de conteúdo, permite identificação, organização e significação do material analisado, contribuindo para uma apreciação crítica de uma análise qualitativa. Em alguns casos o emprego da palavra Química pode gerar confusões e dificultar a compreensão do real significado da palavra e da própria ciência, bem como induzir relações negativas do termo a danos à saúde e ao meio ambiente. O produto final foi a confecção de uma cartilha destinada aos professores, com intuito de proporcionar uma autorreflexão com relação à abordagem da palavra Química em sala de aula, uma ferramenta usada pelos profissionais de ensino a fim de formar estudantes críticos, capazes de interpretar cientificamente o emprego do termo Química divulgado pelas peças midiáticas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolissemiapt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectPolysemypt_BR
dc.subjectChemistrypt_BR
dc.subjectMediapt_BR
dc.titlePolissemia da palavra “química”: análise de peças midiáticaspt_BR
dc.title.alternativePolisemia de la palabra “química”: análisis de piezas mediáticaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Hélder Eterno da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9626994578221224pt_BR
dc.contributor.referee1Derossi, Ingrid Nunes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9362791867984298pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Paulo Vitor Teodoro de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9812092792083903pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2395962890991839pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo se trata de uma análise de conteúdo dos diversos sentidos da palavra “Química” divulgados pelas peças midiáticas, tais como: anúncios e propagandas divulgadas em mídias sociais e em redes sociais. A metodologia utilizada, análise de conteúdo, permite identificação, organização e significação do material analisado, contribuindo para uma apreciação crítica de uma análise qualitativa. Em alguns casos o emprego da palavra Química pode gerar confusões e dificultar a compreensão do real significado da palavra e da própria ciência, bem como induzir relações negativas do termo a danos à saúde e ao meio ambiente. O produto final foi a confecção de uma cartilha destinada aos professores, com intuito de proporcionar uma autorreflexão com relação à abordagem da palavra Química em sala de aula, uma ferramenta usada pelos profissionais de ensino a fim de formar estudantes críticos, capazes de interpretar cientificamente o emprego do termo Química divulgado pelas peças midiáticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration47pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.6004pt_BR
dc.orcid.putcode129843148-
dc.crossref.doibatchidbce8a55e-d136-42fe-86b5-e19f1b67d5c6-
dc.subject.autorizadoCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoQuímica - Históriapt_BR
dc.subject.autorizadoQuímica - Pesquisa qualitativapt_BR
dc.subject.autorizadoMídia socialpt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PolissemiaPalavraQuímica.pdfDissertação1.22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.