Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37321
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-9196-2683
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Polissemia da palavra “química”: análise de peças midiáticas
Título(s) alternativo(s): Polisemia de la palabra “química”: análisis de piezas mediáticas
Autor(es): Luciano, Hitala Lanny Araújo
Primeiro orientador: Silveira, Hélder Eterno da
Primeiro membro da banca: Derossi, Ingrid Nunes
Segundo membro da banca: Souza, Paulo Vitor Teodoro de
Resumo: O presente estudo se trata de uma análise de conteúdo dos diversos sentidos da palavra “Química” divulgados pelas peças midiáticas, tais como: anúncios e propagandas divulgadas em mídias sociais e em redes sociais. A metodologia utilizada, análise de conteúdo, permite identificação, organização e significação do material analisado, contribuindo para uma apreciação crítica de uma análise qualitativa. Em alguns casos o emprego da palavra Química pode gerar confusões e dificultar a compreensão do real significado da palavra e da própria ciência, bem como induzir relações negativas do termo a danos à saúde e ao meio ambiente. O produto final foi a confecção de uma cartilha destinada aos professores, com intuito de proporcionar uma autorreflexão com relação à abordagem da palavra Química em sala de aula, uma ferramenta usada pelos profissionais de ensino a fim de formar estudantes críticos, capazes de interpretar cientificamente o emprego do termo Química divulgado pelas peças midiáticas.
Abstract: O presente estudo se trata de uma análise de conteúdo dos diversos sentidos da palavra “Química” divulgados pelas peças midiáticas, tais como: anúncios e propagandas divulgadas em mídias sociais e em redes sociais. A metodologia utilizada, análise de conteúdo, permite identificação, organização e significação do material analisado, contribuindo para uma apreciação crítica de uma análise qualitativa. Em alguns casos o emprego da palavra Química pode gerar confusões e dificultar a compreensão do real significado da palavra e da própria ciência, bem como induzir relações negativas do termo a danos à saúde e ao meio ambiente. O produto final foi a confecção de uma cartilha destinada aos professores, com intuito de proporcionar uma autorreflexão com relação à abordagem da palavra Química em sala de aula, uma ferramenta usada pelos profissionais de ensino a fim de formar estudantes críticos, capazes de interpretar cientificamente o emprego do termo Química divulgado pelas peças midiáticas.
Palavras-chave: Polissemia
Química
Mídia
Polysemy
Chemistry
Media
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Assunto: Ciências - Estudo e ensino
Química - História
Química - Pesquisa qualitativa
Mídia social
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Referência: LUCIANO, Hitala Lanny Araújo. Polissemia da palavra “química”: análise de peças midiáticas. 2022. 47 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.6004.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.6004
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37321
Data de defesa: 11-Dez-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PolissemiaPalavraQuímica.pdfDissertação1.22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.