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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37321
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-9196-2683 |
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Polissemia da palavra “química”: análise de peças midiáticas |
Título(s) alternativo(s): | Polisemia de la palabra “química”: análisis de piezas mediáticas |
Autor(es): | Luciano, Hitala Lanny Araújo |
Primeiro orientador: | Silveira, Hélder Eterno da |
Primeiro membro da banca: | Derossi, Ingrid Nunes |
Segundo membro da banca: | Souza, Paulo Vitor Teodoro de |
Resumo: | O presente estudo se trata de uma análise de conteúdo dos diversos sentidos da palavra “Química” divulgados pelas peças midiáticas, tais como: anúncios e propagandas divulgadas em mídias sociais e em redes sociais. A metodologia utilizada, análise de conteúdo, permite identificação, organização e significação do material analisado, contribuindo para uma apreciação crítica de uma análise qualitativa. Em alguns casos o emprego da palavra Química pode gerar confusões e dificultar a compreensão do real significado da palavra e da própria ciência, bem como induzir relações negativas do termo a danos à saúde e ao meio ambiente. O produto final foi a confecção de uma cartilha destinada aos professores, com intuito de proporcionar uma autorreflexão com relação à abordagem da palavra Química em sala de aula, uma ferramenta usada pelos profissionais de ensino a fim de formar estudantes críticos, capazes de interpretar cientificamente o emprego do termo Química divulgado pelas peças midiáticas. |
Abstract: | O presente estudo se trata de uma análise de conteúdo dos diversos sentidos da palavra “Química” divulgados pelas peças midiáticas, tais como: anúncios e propagandas divulgadas em mídias sociais e em redes sociais. A metodologia utilizada, análise de conteúdo, permite identificação, organização e significação do material analisado, contribuindo para uma apreciação crítica de uma análise qualitativa. Em alguns casos o emprego da palavra Química pode gerar confusões e dificultar a compreensão do real significado da palavra e da própria ciência, bem como induzir relações negativas do termo a danos à saúde e ao meio ambiente. O produto final foi a confecção de uma cartilha destinada aos professores, com intuito de proporcionar uma autorreflexão com relação à abordagem da palavra Química em sala de aula, uma ferramenta usada pelos profissionais de ensino a fim de formar estudantes críticos, capazes de interpretar cientificamente o emprego do termo Química divulgado pelas peças midiáticas. |
Palavras-chave: | Polissemia Química Mídia Polysemy Chemistry Media |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Assunto: | Ciências - Estudo e ensino Química - História Química - Pesquisa qualitativa Mídia social |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Referência: | LUCIANO, Hitala Lanny Araújo. Polissemia da palavra “química”: análise de peças midiáticas. 2022. 47 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.6004. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.6004 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37321 |
Data de defesa: | 11-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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