Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37280
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | A graduação em Ciências Contábeis para quem tem mais de 50 anos: um estudo sobre as experiências das gerações Baby Boomers e X |
Título(s) alternativo(s): | Gradution in Accountig for those over 50 years old: a study on the experiences of the Baby Boomers and X generation |
Autor(es): | Oliveira, Gabriel Costa |
Primeiro orientador: | Silva, Marli Auxiliadora da |
Primeiro membro da banca: | Silva, Marli Auxiliadora da |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Renata Mendes de |
Terceiro membro da banca: | Borges, Railene Oliveira |
Resumo: | Este estudo exploratório com abordagem qualitativa teve como objetivo investigar as experiências e vivências de egressos e discentes com vínculo do curso de Ciências Contábeis, com idade igual ou superior a cinquenta anos. A coleta de informações realizada por meio de entrevista semiestruturada, foi aplicada a egressos e discentes com vínculo, inclusos nas faixas geracionais Baby Boomers e X, e buscou identificar as motivações para o ingresso no curso; compreender as dificuldades de interação, socialização e aprendizagem; e identificar preconceitos devido à idade mais madura. Os resultados confirmaram que predominam as exigências do mercado de trabalho ou profissão, assim como a necessidade de ocupação do tempo livre como motivos para ingresso no curso, sendo a decisão de retomar os estudos incentivados pela família, cujos filhos, em alguns casos, inscreveram os próprios pais e mães nos processos seletivos. Quanto à interação, socialização e aprendizagem a idade não se configura como elemento dificultador. Predominam entre as dificuldades relatadas questões cognitivas como o raciocínio mais lento, a memória, e a dificuldade de utilização de tecnologias digitais, o que é uma característica de nascidos nas gerações Baby Boomers e X em relação à tecnologia. Nenhum dos egressos e discentes com cinquenta anos ou mais narrou ou descreveu situações relacionadas à discriminação [idadismo], refletida em preconceitos e concepções com base na idade. |
Abstract: | This exploratory study with a qualitative approach aimed to investigate the experiences of graduates and students with a link to the Accounting course, aged fifty years or more. The collection of information carried out through a semi-structured interview was applied to graduates and bonded students, included in the Baby Boomers and X generational ranges, and sought to identify the motivations for joining the course; understand the difficulties of interaction, socialization and learning; and identify prejudices due to more mature age. The results confirmed that the demands of the labor market or profession predominate, as well as the need to occupy free time as reasons for entering the course, and the decision to resume studies was encouraged by the family, whose children, in some cases, enrolled their own fathers and mothers in the selection processes. With regard to interaction, socialization and learning, age is not a hindering element. Predominant among the difficulties reported are cognitive issues such as slower reasoning, memory, and difficulty using digital technologies, which is a characteristic of those born in the Baby Boomer and X in relation to technology. None of the graduates and students aged fifty years or older narrated or described situations related to discrimination [ageism], reflected in prejudices and conceptions based on age. |
Palavras-chave: | Baby boomers Ciências Contábeis Experiências Idadismo Geração X |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | OLIVEIRA, Gabriel Costa. A graduação em Ciências Contábeis para quem tem mais de 50 anos: um estudo sobre as experiências das gerações Baby Boomers e X. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37280 |
Data de defesa: | 6-Fev-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GraduaçãoCiênciasContábeis.pdf | 565.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.