Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37280
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: A graduação em Ciências Contábeis para quem tem mais de 50 anos: um estudo sobre as experiências das gerações Baby Boomers e X
Alternate title (s): Gradution in Accountig for those over 50 years old: a study on the experiences of the Baby Boomers and X generation
Author: Oliveira, Gabriel Costa
First Advisor: Silva, Marli Auxiliadora da
First member of the Committee: Silva, Marli Auxiliadora da
Second member of the Committee: Oliveira, Renata Mendes de
Third member of the Committee: Borges, Railene Oliveira
Summary: Este estudo exploratório com abordagem qualitativa teve como objetivo investigar as experiências e vivências de egressos e discentes com vínculo do curso de Ciências Contábeis, com idade igual ou superior a cinquenta anos. A coleta de informações realizada por meio de entrevista semiestruturada, foi aplicada a egressos e discentes com vínculo, inclusos nas faixas geracionais Baby Boomers e X, e buscou identificar as motivações para o ingresso no curso; compreender as dificuldades de interação, socialização e aprendizagem; e identificar preconceitos devido à idade mais madura. Os resultados confirmaram que predominam as exigências do mercado de trabalho ou profissão, assim como a necessidade de ocupação do tempo livre como motivos para ingresso no curso, sendo a decisão de retomar os estudos incentivados pela família, cujos filhos, em alguns casos, inscreveram os próprios pais e mães nos processos seletivos. Quanto à interação, socialização e aprendizagem a idade não se configura como elemento dificultador. Predominam entre as dificuldades relatadas questões cognitivas como o raciocínio mais lento, a memória, e a dificuldade de utilização de tecnologias digitais, o que é uma característica de nascidos nas gerações Baby Boomers e X em relação à tecnologia. Nenhum dos egressos e discentes com cinquenta anos ou mais narrou ou descreveu situações relacionadas à discriminação [idadismo], refletida em preconceitos e concepções com base na idade.
Abstract: This exploratory study with a qualitative approach aimed to investigate the experiences of graduates and students with a link to the Accounting course, aged fifty years or more. The collection of information carried out through a semi-structured interview was applied to graduates and bonded students, included in the Baby Boomers and X generational ranges, and sought to identify the motivations for joining the course; understand the difficulties of interaction, socialization and learning; and identify prejudices due to more mature age. The results confirmed that the demands of the labor market or profession predominate, as well as the need to occupy free time as reasons for entering the course, and the decision to resume studies was encouraged by the family, whose children, in some cases, enrolled their own fathers and mothers in the selection processes. With regard to interaction, socialization and learning, age is not a hindering element. Predominant among the difficulties reported are cognitive issues such as slower reasoning, memory, and difficulty using digital technologies, which is a characteristic of those born in the Baby Boomer and X in relation to technology. None of the graduates and students aged fifty years or older narrated or described situations related to discrimination [ageism], reflected in prejudices and conceptions based on age.
Keywords: Baby boomers
Ciências Contábeis
Experiências
Idadismo
Geração X
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: OLIVEIRA, Gabriel Costa. A graduação em Ciências Contábeis para quem tem mais de 50 anos: um estudo sobre as experiências das gerações Baby Boomers e X. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37280
Date of defense: 6-Feb-2023
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GraduaçãoCiênciasContábeis.pdf565.71 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.