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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37160
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
Término do embargo: | 2024-08-09 |
Título: | Avaliação formativa baseada em jogos durante a pandemia covid-19 |
Autor(es): | Ramos, Mariana |
Primeiro orientador: | Silva, Patrícia Costa dos Santos da |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Lívia Ferreira |
Segundo membro da banca: | Scalia, Luana Araújo Macedo |
Resumo: | O ensino e a avaliação formativa sofreram grandes transformações durante a pandemia, em virtude do isolamento social. Nesse contexto, a tecnologia conquistou cada vez mais espaço e se tornou uma aliada do ensino remoto. Dentre as ferramentas digitais disponíveis, a gamificação digital, tornou-se interessante para a educação; com mais alunos familiarizados com videogames e uma vida baseada em jogos, é possível agregar essas tecnologias na educação, de modo a tornar o aprendizado mais dinâmico e convidativo, além de ser facilitar o processo educacional. Desta forma, o objetivo deste estudo foi relatar a experiência dos autores com a avaliação formativa baseada em jogos como reforço ao ensino remoto em tempos de COVID-19 utilizando a plataforma Mconf/RNP, como forma de implementar mudanças na disciplina Saúde Coletiva II do curso de Graduação em Enfermagem, que sempre foi oferecida na modalidade presencial. O desenvolvimento do jogo e sua aplicação ocorreu durante as aulas que foram ministradas no primeiro semestre letivo de 2021. Os resultados deste estudo apontam que a utilização dos jogos durante o ensino remoto tem potencial para se tornar um recurso eficiente para a avaliação formativa dos estudantes. |
Abstract: | Teaching and formative assessment underwent major transformations during the pandemic, due to social isolation. In this context, technology has become increasingly popular and has become an ally of remote teaching. Among the digital tools available, digital gamification has become interesting for education; with more students familiar with videogames and a life based on games, it is possible to add these technologies to education in order to make learning more dynamic and inviting, and to facilitate the educational process. Thus, the objective of this study was to report the authors' experience with formative evaluation based on games as a reinforcement of remote teaching in times of COVID-19 using the Mconf/RNP platform, as a way to implement changes in the discipline Collective Health II of the Undergraduate Nursing course, which has always been offered in the face-to-face modality. The development of the game and its application occurred during the classes that were taught in the first semester of 2021. The results of this study indicate that the use of games during remote teaching has the potential to become an efficient resource for the formative assessment of students. |
Palavras-chave: | Educação Education Ensino Teaching Enfermagem Nursing Covid-19 |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | RAMOS, Mariana. Avaliação formativa baseada em jogos durante a pandemia covid-19. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37160 |
Data de defesa: | 9-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Enfermagem |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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