Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37160
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRamos, Mariana-
dc.date.accessioned2023-02-10T13:16:29Z-
dc.date.available2023-02-10T13:16:29Z-
dc.date.issued2022-08-09-
dc.identifier.citationRAMOS, Mariana. Avaliação formativa baseada em jogos durante a pandemia covid-19. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37160-
dc.description.abstractTeaching and formative assessment underwent major transformations during the pandemic, due to social isolation. In this context, technology has become increasingly popular and has become an ally of remote teaching. Among the digital tools available, digital gamification has become interesting for education; with more students familiar with videogames and a life based on games, it is possible to add these technologies to education in order to make learning more dynamic and inviting, and to facilitate the educational process. Thus, the objective of this study was to report the authors' experience with formative evaluation based on games as a reinforcement of remote teaching in times of COVID-19 using the Mconf/RNP platform, as a way to implement changes in the discipline Collective Health II of the Undergraduate Nursing course, which has always been offered in the face-to-face modality. The development of the game and its application occurred during the classes that were taught in the first semester of 2021. The results of this study indicate that the use of games during remote teaching has the potential to become an efficient resource for the formative assessment of students.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectNursingpt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.titleAvaliação formativa baseada em jogos durante a pandemia covid-19pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Patrícia Costa dos Santos da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3826973025011874pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Lívia Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4452605246663278pt_BR
dc.contributor.referee2Scalia, Luana Araújo Macedo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8088836332961672pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6103526385348127pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO ensino e a avaliação formativa sofreram grandes transformações durante a pandemia, em virtude do isolamento social. Nesse contexto, a tecnologia conquistou cada vez mais espaço e se tornou uma aliada do ensino remoto. Dentre as ferramentas digitais disponíveis, a gamificação digital, tornou-se interessante para a educação; com mais alunos familiarizados com videogames e uma vida baseada em jogos, é possível agregar essas tecnologias na educação, de modo a tornar o aprendizado mais dinâmico e convidativo, além de ser facilitar o processo educacional. Desta forma, o objetivo deste estudo foi relatar a experiência dos autores com a avaliação formativa baseada em jogos como reforço ao ensino remoto em tempos de COVID-19 utilizando a plataforma Mconf/RNP, como forma de implementar mudanças na disciplina Saúde Coletiva II do curso de Graduação em Enfermagem, que sempre foi oferecida na modalidade presencial. O desenvolvimento do jogo e sua aplicação ocorreu durante as aulas que foram ministradas no primeiro semestre letivo de 2021. Os resultados deste estudo apontam que a utilização dos jogos durante o ensino remoto tem potencial para se tornar um recurso eficiente para a avaliação formativa dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEnfermagempt_BR
dc.sizeorduration27pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.embargo.termsTrabalho será publicado posteriormente.pt_BR
dc.description.embargo2024-08-09-
Appears in Collections:TCC - Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AvaliaçãoFormativaBaseada.pdf300.84 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.